x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 595

Transporte de Cargas contratação de terceiros

Ricardo Oliveira Baptista

Ricardo Oliveira Baptista

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 2 anos Terça-Feira | 21 setembro 2021 | 16:55

Boa tarde

Estou precisando de auxilio dos colegas, seguinte:

Um cliente começo uma operação de transporte de cargas com contratação de terceiros, ou seja, ele fica com uma parte do frete e paga o restante para o autônomo.

A empresa esta no lucro presumido, a minha dúvida é: Todos os CTE's emitidos por esta empresa será base de calculo para apuração do imposto na totalidade da prestação de serviço? Ou existe a possibilidade de estar no lucro presumido e apenas apurar o "lucro", ou nesta modalidade deveria migrar para lucro real?

Obrigado.

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 21 setembro 2021 | 17:29


Boa tarde

Ricardo, pelo que entendi a empresa que emiti  o  CT-e  no total de frete cobrado, entendo que os impostos serão sobre os valores totais dos CT-e's. emitidos
Eu tenho um cliente transportadora que é do simples nacional e também contrata autônomos/caminhoneiros. Seu faturamento é alto (em torno de R$ 200.000,00 mensal) e no valor está incluído o frete do autônomo/caminhoneiro.
Confesso que no meu caso não sei o que fazer, porque meu cliente tem apenas 2 caminhões , então a maioria dos fretes são
autônomos/caminhoneiros. No meu caso não vejo como aproveitar créditos visto que a maioria das despesas como combustíveis/peças são dos caminhoneiros.
No seu caso, sua empresa é do lucro presumido, ela se credita do ICMS ?
Nestes casos caberia alguma coisa referente a sub-contratação dos caminhoneiros ?  tem algum colega que consiga nos ajudar ?

Apenas uma curiosidade que deu agora, será que muitos caminhoneiros deste Brasil, tem empresa ?  devem  ser a maioria autônomos para diversas transportadoras e, como que as grandes transportadoras fazem ? 

Obs: neste caso poderia fazer como tem o salão de cabeleireiro parceiro x profissional parceiro , onde o salão considera apenas a parte que ficou realmente com o salão.


Cezar Silveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.