x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 56

Auxilio Doença x Guias MEI

Guilherme Assis Ribeiro

Guilherme Assis Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2021 | 09:16

Bom dia amigos, estou com uma duvida, tenho um cliente que e MEI, ocorre que em meados de Maio/2021 esse cliente teve um problema na coluna e teve que ir ao medico fazer tratamento, o medico então deu um laudo a ele para poder pedir o auxilio doença junto ao INSS, o mesmo fez o pedido no dia 02/06/2021, desde de então o cliente vem pagando as guias de MEI normalmente para não gerar juros, semana passada dia 15/09/2021, o beneficio foi aprovado até dia 31/10/2021, a concessão foi do dia 02/06/2021 a 31/10/2021.

Ai vem minha duvida, o mês de junho/2021 entendo que o recolhimento da guia integral esta certo porque não abrangem os 30 dias devido o beneficio começar no dia 02 certo?

Já a parcela de julho/2021 foi paga porque ainda não tinha o resultado se foi deferido ou não, mês de agosto/2021, setembro/2021 e outubro/2021 ao meu entender o recolhimento vai ser somente do ICMS e ISS certo?

Na opinião de vocês, vale a pena pedir o reembolso da guia referente ao mês de julho/2021, uma vez que o beneficio já foi aprovado? Ou deixa para não gerar problema junto ao INSS e possível suspensão do beneficio?

Desculpe pelo tamanho do tópico kkk

Obrigado desde de já!

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2021 | 11:18

Guilherme Assis Ribeiro, bom dia.

Colega, verificando a situação, seria um direito do cliente obter a restituição do pagamento do INSS referente a períodos em que ele já estaria com o benefício deferido.

Mas sabe aquelas situações onde "o crime não compensa"? Eu explicaria para o cliente e o instruiria a deixar pra lá. Se ele concordar, ótimo. Se ele quiser correr o risco, tá na conta dele.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.