Bruna Alessandra Costa Rodrigues
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente FiscalBoa tarde Sônia..
No sistema antigo sai a seguinte informação: "DARF válido para pagamento até 30/06/2021".
Devido o programa ter sido descontinuado.
respostas 43
acessos 42.965
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente FiscalBoa tarde Sônia..
No sistema antigo sai a seguinte informação: "DARF válido para pagamento até 30/06/2021".
Devido o programa ter sido descontinuado.
Euclidsson Alexandre Costa
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade1) O critério de apuração do IR/CSLL das PJ optantes pelo Lucro Presumido, é de apuração trimestral (jan-fev-mar; abr-mai-jun; jul-ago-set; out-nov-dez), podendo serem pagos em quota única até o último dia útil do mês subsequente ao do encerramento do trimestre.
2) Opcionalmente o IR/CSLL poderá ser pago em até 03 quotas mensais, iguais e sucessivas ao do encerramento do trimestre (ex.: 1º trim/2011, poderá ser pago em 30/04, 31/05 e 30/06/2011; a 2ª e 3ª quotas terão acréscimos de juros SELIC) .
2) Note que não é interessante antecipar do IR/CSLL no decorrer do trimestre pois você estará fazendo desembolso financeiro antecipado indevidamente.
3) Como fonte de consulta, veja:
. Lei nº 9.248/1995 art. 15
. Lei nº 9.430/1996 arts. 1º e 25 Inciso I
. Lei nº10.637/2002 art. 13
. RIR/99 art. 516, 518, 519, 541 e 542.
Márlus Mauri de Meira Mathias
Diamante DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeEUCLIDSSON ALEXANDRE COSTA
sei que a apuração é trimestral , mas essas antecipações tem 2 motivos:
1 - não ficar com 01 darf's a pagar com valor alto referente ao fechamento do trimestre ;
2 - " fugir" do parcelamento / quotas -, pois tem a atualização da selic
o importante é declarar corretamente os darf' pagos na DCTF
aqui, fazemos isso a mais de 5 anos e nunca nos deu problema Euclidsson Alexandre Costa
Márlus
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente FiscalBoa tarde pessoal!
Na contabilidade que presto serviço também fazemos da forma que o Márlus mencionou acima para os clientes e informamos os pagamentos devidos corretamente na DCTF.
Nunca deu problema.
Deise Aparecida Silva de Melo
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar AdministrativoBoa tarde.
O problema em questão é a seguinte, o sistema do sicalc foi finalizado, agora somente pelo sicalc web.
Porém não esta dispondo do 4 trimeste, somente aparece ate o 3 trimestre.
Franchi
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)e qual a data de vencimento para codigos 2089 e 2372 - em alguns sistemas está saindo 28/01/2022, mas creio que a data correta é 31/01/2022 . também os sistemasprogramas prestador de servicos estão meio perdidos com toda essa situação !
Mariane Cristina de Siqueira
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde, pessoal!
Estou com o mesmo problema, meu cliente antecipa os pagamentos e até agora o Sicalc não atualizou.
Nunca gerei Darf por sistema, sempre gerei pelo Sicalc, será que se gerar por um software e efetuar o pagamento causa algum problema para Receita Federal?
Raphael Patera
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalMariane,
Fiz um teste no ultimo Sicalc atualizado (Junho/2021) que tenho instalado no PC e o darf foi emitido normalmente, PORÉM sem o código de barras (4º trimestre e Quota única).
Maria Edileuza
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista FiscalOlá pessoal boa tarde
Conseguimos emitir o DARF pelo web mesmo colocando no código IR 2089-12 e CS 2372-12 , preenche manual os dados, já que não tem DARF liberado mesmo. Optamos em fazer dessa maneira.
Sonia
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente ContabilidadeBoa tarde!
O problema maior é que não esta aparecendo a apuração do 4º trimestre/21.
E também não esta saindo codigo de barra.
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente FiscalBoa tarde Pessoal, a orientação que eu recebi da Receita Federal foi preencher através do DARF Manual que eles me enviaram por e-mail conforme mensagem abaixo:
"Prezado(a) Senhor(a),
Agradecemos o envio de sua mensagem que constitui um incentivo para que este
Órgão busque, continuamente, o aperfeiçoamento de seus serviços.
Em resposta a suas dúvidas:
1- Até o 3º trimestre estava liberado para gerarmos as guias de CSLL e IRPJ como trimestre antecipado. Então a partir do 4º trimestre só será liberado para gerarmos no final do trimestre?
A área responsável informa que o SicalcWeb não exibePA cujo trimestre seja superior ao mês corrente. Como o 4º trimestre engloba outubro, novembro e dezembro, não é possível emitir o Darf de antecipação para o trimestre atual.
2- E o link que vocês enviaram de um modelo de DARF para preenchimento manual, podemos estar utilizando para essa situação? No caso preenchendo com os códigos 2372 e 2089 para pagamento de trimestre antecipado?
Sim, quando o SicalcWeb não habilitar o preenchimento manual, utilize o link abaixo.
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/formularios/modelos/darf/view"
Porém no sistema Domínio que é o que eu utilizo, consigo gerar através do Relatório, sendo o mesmo modelo do DARF manual, só que mais prático pelo fato de o sistema preencher automático.
Mariane Cristina de Siqueira
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde pessoal!
Eu vou fazer pelo sistema prosoft mesmo. Qual a data de vencimento vocês que fizeram o darf colocaram?
Porque no ano passado o 4º trimestre o vencimento foi no dia 29/01 e não dia 31.
Márlus Mauri de Meira Mathias
Diamante DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeMariane
Compet 31/12/2020 -> Janeiro 2021 -> dia 29/01 -> Sexta ( último dia útil )
Compet 31/12/2021 -> Janeiro 2022 -> dia 31/01 -> Segunda
informar data final como 31/01/2022
Márlus
Leandro Rubim
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar AdministrativoBom dia!
Marlus muito obrigado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade