x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 75

INSS com múltiplas fontes de renda e códigos diferentes

Vitor

Vitor

Iniciante DIVISÃO 1, Desenvolvedor
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 12:08

Dei baixa no meu MEI (fotógrafo) e agora estou como autônomo. Abri uma EI em outro segmento que não é contemplado pelo MEI (desenvolvimento de software). Posso pagar 11% do salário mínimo ao INSS pelo código 1163 referente ao meu trabalho de fotógrafo como contribuinte individual? Não presto serviço de fotografia para pessoa jurídica. Estou em dúvida se devo abrir uma SLU de fotografia, uma vez que não posso mais ser MEI, ou se devo seguir trabalhando como autônomo. 

Paulo Pereira

Paulo Pereira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 17:07

Boa tarde, Vitor;

No caso das opções, o autônomo sempre é mais caro financeiramente para quem contrata. Além ainda de haver obrigações acessórias para o contratante em caso de PJ.

Sendo assim, o mais recomendado seria a abertura e/ ou alteração para SLU. Pois assim, além de contribuir com os 11% e ainda contar como tempo de contribuição (Diferente dos 11% individual que conta apenas para idade), há possibilidade de emissão de NFSe-E além dos demais benefícios de uma empresa ME/ EPP disponíveis como crédito, contabilidade e afins. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.