x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 35.840

Registro 1601 do Layout 016 - EFD ICMS/IPI

Wellington

Wellington

Iniciante DIVISÃO 3, Desenvolvedor
há 2 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2021 | 09:51

O texto do novo registro 1601, que entrará em vigor no layout 016 está um tanto quanto genérico e ambíguo.

Pela lógica, faria sentido que apenas as operações de venda (mas não as de compra) fossem consideradas nesse registro, apesar de nenhum lugar falar explicitamente que deve ser considerado apenas as vendas.

E também não dá pra entender exatamente quais valores devem ser impressos nos campos TOT_VS, TOT_ISS e TOT_OUTROS.

Alguém conseguiu chegar a alguma conclusão?

Documentos de referência: 
Guia Prático EFD - Versão 3.0.7.pdf
NT_EFD ICMS IPI 2021.001 v1.0.pdf
Link para o Convênio ICMS nº 134/2016: https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/2016/CV134_16

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 2 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2021 | 20:48

O Registro 1601 é só a evolução natural do Registro 1600, que antes era restrito aos extratos das maquininhas, agora abrange outras plataformas.

É paga pegar os sonegadores, que vendem sem emitir nota fiscal.

Eles comparam o que você informou, com os operadores financeiros, operadora de cartão, banco do PIX etc. e verificam se estes valores são maiores que suas receitas declaradas no SPED.

Como no SPED fiscal só trata de documentos de ICMS, ele agora separam  o que são de abrangência de ICMS das demais.

Betânia

Betânia

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Jurídico
há 2 anos Quarta-Feira | 8 dezembro 2021 | 22:14

Pessoal, estamos gerando o arquivo com o registro 1601, porém, existe a situação da mesma adminstradora do cartão ter diferentes intermediadoras, so que no no PVA esta acusando erro de duplicidade.. eu só posso ter um unico registro por administradora no mes.

Alguém sabe como proceder nesse caso?

Maiara

Maiara

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2021 | 14:39

Boa tarde!!
Eu vou usar o novo layout 016 em fevereiro para entregar a EFD referente a janeiro, ou em janeiro para entregar a EFD referente a dezembro? 
Poderiam me ajudar? 

EDUARDO

Eduardo

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2022 | 09:50

Bom dia a todos.

A respeito dessa nova alteração do Registro 1601, podem confirmar a informação de que ela só será válida a partir de 01/2023, sendo que para 2022 é facultativa?

Desde já agradeço a atenção.

Abs,

Eduardo

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 2 anos Quarta-Feira | 9 fevereiro 2022 | 12:53

A informações estão no Guia Prático 3.08 existente no Portal do SPED.

Teoricamente é opcional em 2022, mas se alguma UF passar por cima do que está escrito, inventar suas próprias exigências é outra história.

Deve ser informado o valor total destas operações, excluídos os estornos e cancelamentos. A informação desse
registro é facultativa para as escriturações do exercício de 2.022. A obrigatoriedade deste registro deve ser verificada junto a
cada uma das unidades federativas a partir de 2.023

PAULA SOUZA

Paula Souza

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 1 ano Quarta-Feira | 28 dezembro 2022 | 10:44

Bom dia.

Estamos com alguns Estados já obrigados a entrega deste registro 1601 para 2023.
Tenho algumas duvidas que questionei a Secretaria da Fazenda porém eles me respondem muito genérico, e sempre para verificar o Perguntas e respostas, mas lá não esclareceu nada.

Alguém pode me ajudar me orientando nos questionamentos abaixo por favor?

Os valores informados nos campos segregados de ICMS/ ISS devem ser o valor líquido ( deduzindo a taxa de intermediação) ou o valor Bruto da Operação por instituição/ intermediação?

Como considerar a informação dos valores, via competência para ser de acordo com as notas fiscais informadas no SPED  a ser entregue ou por regime de caixa? (Pergunto devido ao não esclarecimento do que será confrontado)

Estas perguntas estão respondidas, porém achei muito genérico e não entendi.

Agradeço a ajuda desde já.



Nazareno Scremin

Nazareno Scremin

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 30 janeiro 2023 | 10:51

Bom dia Paula!

Alguma resposta de seus questionamentos acima? Também tenho essas dúvidas.
Minha empresa recebe através de boletos, depósitos, e PIX e não tenho certeza se devemos informar ou não.

Nazareno Scremin

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Quinta-Feira | 16 fevereiro 2023 | 14:09

Pessoal, boa tarde!

De onde vcs tiram essas informações para aplicar no Registro 1601? Pq o sistema de um posto de gasolina ainda não disponibiliza em relatório, estão trabalhando nisso, pq questionei.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.