x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.002

empresa intermediação de negocios no lucro real

iris mary

Iris Mary

Iniciante DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 17:27

tenho um cliente que tem empresa que intermediação negócios, ele e simples nacional (anexo V - alíquota: 15,50% de impostos), esta querendo passar a empresa para lucro real, pois o movimento e muito grande e os bancos estão pedindo para faturar mais.(hoje fatura torno de 10.000,00)despesas em torno de 6.000,00
Compensa essa mudança? qual seria tributação e deduções no lucro real nessa atividade?
Lucro real tem que ter um custo operacional muito alto e margem de lucro pequena pra compensar.
Poderia me informar quais obrigações no lucro real? e se compensa?

Iris Mary
@Oculto
Oculto

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2021 | 13:05

Iris

das declarações seriam:
mensais:   Sped contribuições e DCTF
anuais:   Sped contabil e Sped ECF ( Irpj )

quanto aos impostos
o PIS e o Cofins seriam de 1,65% e 7,6% respectivamente
ISS de 5%  ( em media )

a base do IR e CS seriam a receitas - impostos s/ receita e despesas

o INSS sobre a folha ( caso tenha empregados ) tem em torno de 28,8%  em média sobre o valor base da folha ( despesa da empresa )

com base nos valores que passou acima:  

simples nacional    -  faturamento R$ 10.000,00     percn  15,50     DAS  1550,00

pelo lucro real

PIS:  1,65        165.,00
COIFNS          760,00
ISS   5%  ( EM MÉDIA )  500,00

terriamos:

faturamento :  10.000,00
impostos s;  fat   1425,00 
subtotal:    8575,00
despesas :  6.000,00
base para IR/CS    2575,00
IRPJ ( 15)       386,25
CSLL ( 9%)      231,75

total dos impostos  :
impostos s/ faturamento:  1425,00
IRPJ/ CSLL                        618,00
total impostos lucro real    2043,00

---------------- 
coimo a estão pedindo para faturar mais,  as despesas teriam que acompanhar.  mas ao meu ver , NAO compensa o lucro real para o seu cliente


Márlus


iris mary

Iris Mary

Iniciante DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2021 | 18:26

Marlus,
entendi, mas existem deduções no lucro real, minha duvida os repasses para o cliente que estou intermediando não entra como despesas? pois entra dn na minha conta que e dele eu so repasso certo? tem s despesas bancarias porque movimento são altos, essas despesas bancarias seria despesa da minha empresa, posso usa-las no lucro real ou elas entrariam na intermediação?
exemplo:
entrou 100.000,00 na conta
minha comissão 20.000,00
sobre esses 100.000,00 teve 2.000,00 de despesas bancarias
essas despesas e dedutível ou tbm repasso ao meu cliente como intermediação e desconto no dinheiro que entrou?
Departamento pessoal e apenas pro-labore 1 salário mínimo e muito pouco. despesa desta empresa e mínima.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2021 | 22:46

Iris

tanto no lucro real como no presumido,  qualquer valor que entre na conta perante a receita federal é considerado como receita

o correto seria a empresa a qual representa receber  o valor total e  e a sua empresa  emitir a nota apenas da comissão
sem ter a entrada do valor total da venda

procure o seu contador  e passe para ele ,   pois cada situação é diferente

Márlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.