Fabiano
Iniciante DIVISÃO 3 , Acabador(a)Salve meu povo. Minha primeira participação aqui pelo fórum, desculpe se estou fazendo algo errado.
Bem vamos ao assunto.
Recebi a solicitação por parte de um cliente para ajustes em Dirf dos anos de 2013, 2014 e 2015. Pois bem vamos a situação:
Ele era titular de uma empresa, passado alguns anos realizou a baixa desta. Como a sede da empresa estava em imóvel locado ele realizava a quitação do aluguel e o recolhimento do IRPJ ( locador pessoa fisica ) mensalmente. Até aí tudo certo, o locador lançou os valores mensais em sua declaração de ajuste anual normalmente ( não sei se ele usou algum informe de rendimentos para isso ) contanto a empresa ( está que está baixada ) não entregou a Dirf nestes anos. Segundo informação deste meu cliente ele não sabe o que o antigo contador fez, mas o que importa é que a Dirf não foi feita.
O locador caiu em malha fina, pois não existe a confirmação dos valores por parte da Receita Federal, e agora exige esta correção.
Eu até consegui os documentos e montei a Dirf, mas encontrei dois problemas:
A de 2013 e 2014 a receita não aceita a transmissão, diz que as informações prescreveram e não aceita a Dirf, e a 2015 tenho enfrentado problema com a certificação digital. Por ser uma empresa baixada E-cnpj não fazem, estou usando o E-CPF deste cliente, mas aí a Receita diz que não existe procuração do CPF deste meu cliente para transmitir informações deste CNPJ.
Alguém tem alguma luz de que caminho devo tomar para ajustar isso.
Obrigado.
Fabiano