x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 242

Mei - DAS e Declaração

Davis Rodrigues

Davis Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 2 anos Domingo | 28 novembro 2021 | 16:44

Boa tarde á todos!

Estou com um caso que a pessoa tem um MEI no qual desde 2019 não faz a declaração anual e nem paga o DAS.
Também ele acabou emitindo duas notas fiscais de   40.000,00.  Só que uma delas não informou o tomador. Logo totalizou 80.000,00 isso em 2019.  Sendo que na realidade era para ser apenas uma nota. Terá que informar 80.000,00 na declaração anual ou apenas 40.000,00. Detalhe não cancelou a nota e nem retificou.
O DAS não aparece já que as declarações está em atraso.
Logo ao fazer a declaração vai liberar os valores, porém ficará com divida.
Ele quer regularizar pois vai voltar emitir nota, pois vai trabalhar com PJ.
Pode ocorrer de ele perder o CNPJ assim que realizar as declarações em atraso?, devido a pendencia com os pagamentos também?
Ele fez a consulta apareceu sem pendencias referente o Das, apenas declarações.
Qual a melhor maneira de fazer neste caso, a preocupação dele é a divida ir para o CPF dele,  pois o antigo contador, não informava a importância de manter em dia. 
Agradeço desde já!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Domingo | 28 novembro 2021 | 21:05

Primeiramente, consultar o CNPJ do MEI, para verificar se está ativo. Depois, a situação, se ainda é optante MEI ou foi desenquadrado.
Se deseja regularizar, deverá entregar as declarações anuais do MEI e recolher o valor mensal e os atrasados, podendo parcelá-los.

Davis Rodrigues

Davis Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 2 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2021 | 16:17

Boa tarde João.

Consultei a empresa está ativa e é optante pelo simples nacional.  
Agora em dezembro vai completar 3 anos sem pagamento do Das e declaração.
Logo vou realizar a declaração do DASN-SIMEI.
Minha dúvida é seria melhor esperar virar este ano para realizar o parcelamento? ou realizo o parcelamento e depois peço outro parcelamento o ano que vem para somar deste ano pendente?
Na consulta apareceu a pendencia apenas das declarações mais os valores não aparece nem de 2018. 

Obrigado pela ajuda.

Nilson  Moura

Nilson Moura

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2021 | 16:41

Boa tarde Davis,
eu faria rapido a declaração 2019, pois corre o risco de ser desenquadrada do  mei e do sn onde você terá mais problemas, caso o faturamento não tenho ultrapassado o limite do mei.

Att.

Nilson Moura

( você nunca sabe que resultados virão da sua ação .
mas se vc não fizer nada, não existirão resultados ) Mahatma Gandhi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.