x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.566

Falta/Sobra de estoques

R. Oliveira

R. Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Custos
há 14 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 14:52

Boa Tarde

Qual é o procedimento contabil e fiscal, provenientes de ajustes necessários quando da
realizacao de inventário?
Por exemplo, meu cliente realiza inventários mensalmente, como o fluxo de materiais
durante o mês é muito elevado acontece alguns "furos no estoque". Minha duvida é como efetuar a correcao
do ponto de vista contabil e fiscal?

Alexandra Felicio

Alexandra Felicio

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 12:36

Boa tarde R. Oliveira!

Na empresa em que eu trabalhava adotavamos o seguinte procedimento:

Foi definido entre os gestores um valor limite para ajustes (considerado irrelevante);

Quando ocorria o ajuste lançavamos para uma conta de perda (Indedutível) não relacionada a nenhum centro de custo específico para não prejudicar a análise e apuração dos custos.

Os valores acima do limite eram solicitados esclarecimentos pelo responsável pela guarda/controle dos estoques. Só realizávamos os ajustes com autorização do gerente do setor e do gerente geral.

Para os acréscimos de inventário o procedimento era o mesmo.
Tudo documentado é claro.

Tinhamos auditoria externa e nunca tivemos problemas adotando este procedimento.

Algum colega, mais experiente do forum, talvez possa lhe responder com mais embasamento

Seja a mudança que você quer ver no mundo. (Dalai Lama)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade