x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 4.286

Como calcular os impostos na revenda (II - IPI ..)

Guilherme de Souza Putnoki

Guilherme de Souza Putnoki

Iniciante DIVISÃO 1 , Sócio(a) Proprietário
há 14 anos Domingo | 23 maio 2010 | 20:14

Olá, sou novo aqui no fórum... estou abrindo uma empresa e gostaria de sanar algumas dúvidas...

Bom, primeiramente minha empresa importará produtos para revender no mercado interno.

Bom eu já sei que tenho que recolher na nacionalização dos produtos, II - IPI - PIS - Cofins - (ICMS*) *mesmo não tendo que recolher o ICMS na nacionalização sei que ele é utilizado para a base de cálculo dos outros impostos.

Minha empresa será no "regime" de lucro presumido. Portanto gostaria de saber exatamente quanto terei de recolher.

Dúvidas:

-Tanto o IPI quanto o ICMS que paguei na nacionalização do produto ficarão como crédito para a revenda?

- Na hora de montar um DRE como eu defino o CMV do produto? Seria o valor CIF com o II inscidindo? com todos os impostos? Ou nenhum?

- Supondo que a minha Venda Bruta foi de R$ 100,00 e o Custo do produto foi de R$ 30,00. Simulei um DRE básico, meu raciocínio está correto?

Venda Bruta: 100
IPI: 10% (10)
ICMS 18% (18)
PIS/Cofins 3,65% (3,65)

Receita Liq = 68,35
CMV 30

Lucro Bruto = 38,35
Margem Bruta 38,35/68,35 = 56%

Desp Oper. 15
Lucro Oper. = 23,35
Margem Oper. 23,35/68,35 = 34%

Aqui fica minha dúvida... (se tudo acima estiver correto)
Como calcular o IRPJ e o CSLL?

Agradeço desde já a ajuda.

Diogo Paulo Gretter

Diogo Paulo Gretter

Bronze DIVISÃO 3 , Controller
há 14 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 03:44

Boa noite!

-Tanto o ipi quanto o icms que paguei na nacionalização do produto ficarão como crédito para a revenda?
sim, se voce enquadrar como equiparado a industrial (por revender produto importado) vai creditar o ipi.
tambem credita pis, cofins e icms (exceto se o icms for diferido para saida, via regime especial)

- Na hora de montar um dre como eu defino o cmv do produto? seria o valor cif com o ii inscidindo? com todos os impostos? ou nenhum?
sim, valor aduaneiro + ii, ou seja, faz parte do custo os impostos não creditáveis. mas tem que analisar caso a caso, de acordo com o produto.

Sendo assim, apura o lucro, aplica a presunção e calcula ir e csll.

Att.
GRETTER

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade