x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 155

Declaração IRPJ 2022 Ano Base 2021

Vanessa Andrade

Vanessa Andrade

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2022 | 21:50

Prezados, boa noite!
Estimo que estejam todos bem. 

Por favor, solicito uma orientação. Sou aluna em Ciências Contábeis e tenho dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica pois nunca efetuei uma declaração. Os pontos são:

1) O app para fazer a Declaração é o mesmo da PF?;
2) a Declaração só poderá ser elaborada após a data do dia 02/03/2022?;
3) Li em um artigo que para PJ, a RF cobra a assinatura de um contador para fazer a Declaração. Não consegui achar nada mais profundo sobre isso, então poderiam me confirmar se é verdade ou não?

Desde já agradeço pela atenção. 

At.te,
Vanessa Maria

Vanessa Maria 
Estudante de Ciências Contábeis
Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2022 | 22:12

Vanessa

1) O app para fazer a Declaração é o mesmo da PF?;
    Não, é muito mais complexo. depende de 01 sistema para fazer a declaração. o preenchimento m,anual é muito trabalhoso

2) a Declaração só poderá ser elaborada após a data do dia 02/03/2022?;
      desde o momento que a parte contábil do ano anterior estiver fechada, pode se entregar  o SPED ECD ( comtábil ) e o SPED ECF  ( IRPJ ) , 

3) Li em um artigo que para PJ, a RF cobra a assinatura de um contador para fazer a Declaração. Não consegui achar nada mais profundo sobre isso, então poderiam me confirmar se é verdade ou não?
o tanto o SPED contabil   e o SPED ECF  são necessários  2 assinatura s
no sped ECD   de preferência o certificado da empresa e do contador
no sped ECF   de preferência o certificado da empresa ( mas pode se utilizar o do contador como procurador ) e do contador
-----------------

Márlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.