Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 211

Devo Retificar Declarações Processadas por erro em Valor de bem informado ou apenas quando Vender

Paulo  Cezar Silva Laguna

Paulo Cezar Silva Laguna

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 2 anos Sábado | 26 fevereiro 2022 | 19:10

Pergunto se devo Retificar Declarações Processadas de anos Anteriores com valor de bem informado errado ou apenas é necessario retificar quando for vender o bem em questão?

Olá a todos sou novo aqui e andei lendo e não encontrei informações que pudessem me ajudar .
Desde 2018 venho declarando um imovel conforme valor de IPTU o que vi que é errado pois deveria declarar não pelo valor Venal no IPTU mas sim pelo valor Pago na Escritura.

Comprei o imovel em conjunto com um amigo um Terreno ; Mas como meu amigo que não é meu dependente não ganha renda o suficiente para declarar acabai por má Orientação Declarando o Valor do imovel sozinho 

Ou seja um imovel que em 2008 comprei por 10 Mil Reais venho declarando nas ultimas declarações 46 mil reais sempre acompanhando o valor venal no iptu as vezes subindo um pouco e as vezes descendo um pouco o valor.

Fui Orientado que o correto seria eu declarar que tenho 50% do imovel no campo de descrição que comprei em conjunto com meu amigo CPF tal de Fulano de tal pelo valor de 10 Mil reais e colocar a situação do bem  em 5 mil reais ja que devo declarar apenas a metade do Valor pois tenho 50% compramos juntos.

Porém como minhas ultimas declarações todas foram processadas corretamente tenho sido Orientado por contadores a não Retificar pois como não irei vender o imovel não serei pego em malha fina. Ou seja minha Declaração continuará passando normalmente e quando eu for vender o imovel fazer as correções;

Já que segundo eles a receita Federal Raramente fiscaliza o bem Imovel sem o ano da Venda ou seja quando eles calculam o Ganho de capital.

Realmente eu não vou vender o imovel; mas fico com medo por estar declarando errado por erro de preenchimento por falta de Informação Ignorancia.

Dessa forma eu pergunto isso é verdade; Devo deixar para Retificar apenas quando for vender o imovel?

Se For Retificar ninguem me disse como fazer apenas para começar de 2018 em diante Aí eu pergunto devo enviar todas as Retificações 2018, 2019 ,2020  e 2021 no mesmo dia Isso não geraria erro.

Devo Retificar uma de cada vez por exemplo 2018 e aguardar o Status  Processada para depois retificar a próxima; Ou se retificar uma e não retificar outra todas vao para malha Fiscal pois vao apresentar divergencias no valor de um bem de um ano para outro.

Sinceramente não sei como proceder e por medo acabo ficando nessa situação;

Fui Orientado esse ano a repetir o valor do imovel e continuar com o preenchimento da mesma forma que vinha fazendo apenas repeto o valor do imovel e não mudo nada na descrição.

O que Fazer alguem poderia me ajudar por favor dando algum esclarecimento.
Ja tentei contratar contadores mais nenhum disse que eu deveria retificar por esse motivo as declarações


Dizem que eu não preciso me preocupar que minha declaração passará pois como não estou vendendo o imovel e ja vem de um ano para outro assim devo apenas repetir a situação com o valor declarado na ultima declaração. e apenas se tiver algum problema retificar do contrário não. Essas informações procedem; 
Posso ficar tranquilo porque não estou vendendo o imovel então nesse caso não haveria risco  já que meu amigo que comprou o terreno junto comigo não declara imposto de renda e também não é meu dependente 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.