x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.920

Pagamento Indevido a Maior IPI

Daniele

Daniele

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 18 março 2022 | 09:26

Bom dia!

Estou com um novo cliente com atividade industrial, que preciso regularizar sua situação fiscal. Algumas declarações de Sped Fiscal não foram entregues no prazo e agora que estou começando a realizar essa regularização, identifiquei um erro na apuração da competência 11/2021, onde não foram aproveitados os créditos de IPI e, com isso a empresa recolheu um DARF a maior do que o realmente devido.

A minha dúvida é:
Agora que estou transmitindo o Sped Fiscal desse período, onde será informado a apuração correta de IPI, o saldo devedor desse tributo estará menor que o valor que foi pago. Posso aproveitar / compensar esse credito nas próximas apurações?
Se sim, como devo informar esse credito no Sped Fiscal das próximas apurações, para que o valor a pagar declarado coincida com o que será realmente pago?

Att,

Daniele

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 18 março 2022 | 09:51

Daniele, bom dia

no sped fiscal vai informar o valor atual e correto

é na DCTF  do mês 11  ( terá que retificar ) para informar o  valor correto

digamos que os valores sejam:
errado:     2500.00
correto:   2.000,00

na DCTF entregue ( a ser retificada )
ficha : débito>   2.500,00
darf pago :  2.500,00

DCTF retificadora
ficha : débito>   2.000,00
darf pago :  2.500,00  -->  ATENTAR que nessa ficha tem ->  VALOR PAGO DO  DÉBITO -->  ALTERAR para  2.000,00

fazendo isso,   já estará informando que tem 01 crédito de  500,00   

Márlus

Daniele

Daniele

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 18 março 2022 | 11:16

Oi Marlus, bom dia!

Obrigada pelos esclarecimentos.