x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 313

IRPF 2022 - Declaração Final de Espólio

Diego Giusti Bento Gomes

Diego Giusti Bento Gomes

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 28 abril 2022 | 08:47

Olá colegas, não encontrei algo sobre o assuntou que estou com dúvida, então se já existir algum tópico ou coloquei em lugar errado, peço desculpas desde já.

Estou fazendo uma Declaração Final de Espólio. Nos campos onde é colocado o % para cada herdeiro, tem outros dois campos; um que é o valor declarado do bem nas declarações do(a) falecido(a) e outro o valor da transferência. Todo o ITCMD e valores de escritura não são os que estão declarados na antiga declaração do falecido.

Posso colocar o valor que está na escritura `(que é maior que o declarado) no campo do Valor de Transferência? será pago Imposto de Renda sobre a diferença do valor declarado e o transferido?

Agradeço desde já a ajuda de vocês.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Quinta-Feira | 28 abril 2022 | 17:41

A transferência poderá ser feita pelo valor do custo de aquisição, que é o constante na declaração do espólio OU o de mercado. Optando-se por valor superior ao custo de aquisição, haverá ganho de capital apurado na declaração do espólio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.