x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 773

IRRF sobre NFSe Avulsa e RPA

Verônica

Verônica

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente
há 1 ano Quarta-Feira | 15 junho 2022 | 15:35

Olá,

Quem é pessoa física e presta alguns serviços (bicos), pode fazer emissão de Nota Fiscal Eletrônica Avulsa ou o Recibo de Pagamento Autônomo, correto? 

Em ambos os casos há obrigatoriedade da emissão do carnê leão?

No momento da declaração do imposto de renda, se eu declarar os serviços emitidos para pessoa física, no " Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas", e não estiver elaborado o carnê leão, haverá incidência de alguma DARF a pagar como se fosse multa, por não ter feito o carnê leão?

Obs: não sou isenta a fazer declaração do Imposto de Renda

Ivan Ribeiro

Ivan Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 1 ano Domingo | 19 junho 2022 | 10:44

Cara Verônica, 

Em ambos os casos há obrigatoriedade da emissão do carnê leão?
Se você receber de pessoa física ou do exterior acima de R$ 1.903,98, precisará preencher o carnê leão, do contrário não haverá necessidade. 

No momento da declaração do imposto de renda, se eu declarar os serviços emitidos para pessoa física, no " Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas", e não estiver elaborado o carnê leão, haverá incidência de alguma DARF a pagar como se fosse multa, por não ter feito o carnê leão?



IVAN RIBEIRO | Consultor Financeiro Tributário 
 Especialista em Controladoria & Planejamento Tributário

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.