Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 510

RELATÓRIO FISCAL

LAILA BRUNA SOUZA SOARES

Laila Bruna Souza Soares

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 21 junho 2022 | 17:35

Boa tarde pessoal !!

Tenho um cliente que efetuou o pagamento de três DARFS atrasado, e hoje ao verificar o relatório fiscal no E-CAC identifiquei que as multas referente a essas DARFS constam como saldo devedor, mesmo após o cliente ter efetuado o pagamento das DARFS incluindo as multas.

O mais estranho é que uma dessas DARFS é referente  a apuração de 12/20221, e só agora foi constar esse valor como saldo devedor no E-CAC. 

Alguém consegue me ajudar ?

Roni de Melo Moreira

Roni de Melo Moreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 22 junho 2022 | 08:38

bom dia! primeira coisa a considerar são as datas de vencimento e pagamento do Darf, a RFB estipula prazo de até 3 dias úteis para reconhecer os pagamentos, isso sem levar em conta se o cliente realmente pagou ou se por engano agendou o pagamento para frente.
a segunda é saber de que forma foi gerado os DARFs, se pelo sicalcweb o preenchimento é manual então abre margem ao erro, o mais correto nessas situações é emitir os DARFs diretamente pelo relatório de pendências.
e o terceiro,  se depois de conferir isso identificar que está certo e os pagamentos deveriam ter sido reconhecidos mas não foram, a única forma de confrontar é no chat da RFB pelo ecac.

LAILA BRUNA SOUZA SOARES

Laila Bruna Souza Soares

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 1 ano Quinta-Feira | 23 junho 2022 | 09:56

Roni, muito obrigada por tentar me ajudar, mas a minha situação não se encaixou nessas soluções.

Deixo abaixo a forma que consegui solucionei o problema, caso alguém passe pela mesma situação.

O que levou as cobranças dos juros e multa no relatório fiscal, foi a forma que
enviei a DCTF. No campo dos débitos eu informei o valor original, a multa e o
juros, até aí está tudo certo, o que influenciou foi eu ter informado no campo
referente ao valor pago o valor original somado aos acréscimos, foi
interpretado pelo sistema que o valor original era o valor que eu informei nos
débitos pagos e que o cliente não havia pago a multa e juros.
No fim, eu retifiquei a DCTF de abril e os débitos não constam mais no
relatório fiscal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.