Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 997

Empresa de autopeças do Simples Nacional paga Pis e Cofins?

Aline Bonfim Gonçalves

Aline Bonfim Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Quarta-Feira | 22 junho 2022 | 16:08

Faço a contabilidade de uma oficina mecânica no Regime do Simples Nacional com os CNAES: 45.30-7-03 e 45.20-0-01 e fazendo uma pesquisa vi que as únicas empresas que pagam PIS e Cofins são industrias, importadoras e distribuidoras e as empresas de comércio varejista e atacadista possui tributação monofásica, ou seja são reduzidas a zero.  Quando vou fazer a apuração do imposto no sistema eu não coloco nenhuma informação referente ao PIS/COFINS e a empresa paga mensalmente esses dois tributos.

Está correto fazer este pagamento destes tributos?? É uma empresa que presta serviço e vende peças para consumidores finais
Essa empresa compra as peças através de uma empresa de comércio e distribuidoras. 

Solano

Solano

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 22 junho 2022 | 16:18

Boa tarde,

Neste caso, praticamente todas as auto peças vão entrar no regime monofasico, ou seja, não vai pagar PIS/COFINS. Mas para fazer essa apuração, precisa lançar os produtos nas notas ou reduções Z e verificar pela NCM quais vão se encaixar como monofasicos. 


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.