Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 330

Eu pago impostos mais de uma vez?

Analice Alves Siqueira

Analice Alves Siqueira

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 11 julho 2022 | 12:18

 Oi boa tarde! Meu nome é Ana e eu já estou preocupada com o imposto do ano que vem.
 Como eu sou estudante (mirando em med) eu acabei por optar em fazer uma renda extra em casa e trabalhei no meu primeiro mês com um site de microtarefas e tirei um pouco mais de R$3.000,00 e como em cada pequena tarefa, tem que ficar um bom tempo em cada página (para liberar um código pra entregar como prova de que realmente a tarefa foi realizada). Eu acabei pedindo a autorização de mais 2 pessoas da minha família  e de uma amiga de confiança pra trabalhar nas contas delas durante o período de espera. (Enquanto em celular espera uma conta eu vou trabalhando nas outras no mesmo ritmo). Eu só pedi a para usar a conta delas porquê  enquanto uma tarefa está aberta vc não pode iniciar outra. E no período de espera eu poderia fazer mais dinheiro. Nesse segundo mês eu consegui fazer pouco mais de R$10.000,00 e é aí que entra a minha dor de cabeça. Eu tô em dúvida de quanto poupar mensalmente pra que no imposto do ano que vem, já pagar tudo de uma vez. Como eu uso a conta delas eu vou ter que pagar o imposto da conta delas e depois do valor transferido pra minha conta? Eu li que isso pode levar pra malha fina, mas eu tenho print de tudo pra provar a origem dos valores certinho. Mas eu tô preocupada com a ideia de pagar imposto 2 vezes.

marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 1 ano Segunda-Feira | 11 julho 2022 | 14:03

se você usou a conta delas o que nao e o correto e como se o rendimento fosse deles então o correto e que todos fação a declaração de imposto de renda declarando o que foi recebido
sendo que o que passou pela conta deles terá que ser declarado como se fosse deles e não seu 
*comprovante de transferência bancaria nao e um documento valido

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 11 julho 2022 | 14:31

Boa tarde,
Só complementando a resposta do Marcelo. Não transfira esses valores, saque em dinheiro. Se você transferir pode ser entendido como rendimento e aí sim você seria tributada duas vezes. Uma quando  dinheiro entrar na conta dos terceiros conforme citado e outra quando esse dinheiro fosse transferido de fato para a sua conta.
Seria bom verificar também, pois pode haver retenção de imposto por parte da empresa que está realizando os trabalhos. De qual empresa estamos falando? Saberia me informar o site? Tenho 3 clientes que trabalham da mesma maneira e é retido o imposto de renda, sendo assim este deve ser informado na declaração, mas para isso é necessário o informe de rendimentos para não haver erros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.