x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 176

jose leite de sousa

Jose Leite de Sousa

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 27 julho 2022 | 11:24

bom dia, estou com uma empresa que trabalha com regime tributário LUCRO REAL. seu ramo de atividade é de locação de maquinas, veiculos ambas sem condutores. alguém poderia me ajudar sobre a tributação para os impostos IRPJ, CSLL, PIS E COFINS,  
- IRPJ E CSLL são recolhidos sobre ou lucro ou faturamento?
- PIS E COFINS a empresa tem essa obrigação para esse recolhimento? é sobre o faturamento?
-quais as alíquotas para esses tributos? 

Danilo Cipriano

Danilo Cipriano

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 1 ano Quarta-Feira | 27 julho 2022 | 12:04

Bom dia amigo,
O IRPJ e CSLL você pagará sobre o lucro ajustado, para isso você precisa fazer esses ajustes via LALUR.
A alíquota do IR é de 15% e há adicional de 10% sobre o valor que ultrapassar R$ 60.000 no trimestre, já a CSLL tem alíquota única de 9%.
PIS e COFINS você paga sobre o faturamento. No Lucro Real, as alíquotas são de 1,65% e 7,6%, respectivamente.

Isso que estou te passando é apenas um panorama geral, existem diversos outros detalhes que você precisa se atentar, como a não cumulatividade do PIS e da COFINS, que te permite se creditar, entre outros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.