Marbein Dogan
Iniciante DIVISÃO 2 , Autônomo(a)Bom dia, tenho algumas dúvidas sobre IR, tenho 31 anos nunca declarei IR, gostaria de começar a investir, mas tenho algumas questões.
Meu pai tem uma lanchonete ele fazia compras no boleto no CNPJ da lanchonete ele não tinha nenhum controle da contabilidade, os boletos sempre eram pagos no final do dia, e sempre usava a minha conta pessoal, tinha meses que passava em minha conta em torno de 20mil a 30mil maior parte para pagar os boletos da lanchonete, tivemos que colocar máquina de cartão de crédito no nosso nome pois nem isso ele queria, isso ocorre já tem uns 8 anos, nunca declarei IR, acredito que meu pai também não declarava de forma correta, tenho 5 cartões de crédito, uso eles para comprar material para a lanchonete 3 mil a 6 mil, como eu dize gostaria de começar a investir para construir uma carteira e ter uma renda extra no futuro, quais as medidas tenho que tomar para que eu comece a investir e no futuro não aconteça de perder tudo o que investi pagando multas, etc.