x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.429

Igrejas e a Isenção na importação

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 26 dezembro 2022 | 12:46

Caros amigos, no caso de uma igreja que pretende importar bens para o ativo imobilizado ( cadeiras ) do Paraguai, seria a mesma isentas de todos os impostos? ou vai pagar algum? e sobre o RADAR, posso pedir o radar simplificado normalmente como se fosse um empresa ou tem algum especial?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 26 dezembro 2022 | 17:03

Boa tarde,

Igrejas são isentas do IR e CS, mas na importação, paga-se normalmente os tributos.

O radar é o simplificado.

At. te

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 4 janeiro 2023 | 13:07

Oi Telma.
"Igrejas são isentas do IR e CS, mas na importação, paga-se normalmente os tributos."
Oque quer dizer com " normalmente os tributos" ? não seria isenta de todos os impostos ( II, PIS, COFINS, ICMS) e só paga as taxas que não são consideradas impostos ?
Exemplo a igreja importa (via rodovia )R$ 10.000,00 de cadeiras do Paraguay com destino ao Estado do Paraná, ela pagaria quais percentuais de imposto? e quais seriam isento?

Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 4 janeiro 2023 | 13:39

Adilson,

Boa tarde

Nossa colega Telma quis dizer que no caso de importação do Paraguai ( no caso em tela) ha de observar junto ao Secretaria de Fazenda a Norma quanto ao ICMs. ( Por experiência será tributado no desembaraço). Outro ponto que deve verificar seria a norma Comercial Brasil x Paraguai quanto a mercadoria Importada ( pode haver acordo de não tributação).
Agora quanto ao II ( imposto de Importação) , Pis , Cofins, deve haver na sua cidade empresa que trata de desembaraço, se não tiver pode consultar na RFB.
Agora vem a questão de isenção de Tributos e impostos, aqui no meu estado por exemplo é necessario um processo antes da aquisição de pedido de Isenção.
Boa sorte, e otimo ano Novo

Vanil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.