Ivone
Ouro DIVISÃO 1, Contador(a) Boa tarde!
Empresa optante pelo lucro presumido vai apurar os impostos em 2023 pelo regime de caixa. Onde informar essa opção para receita federal?
respostas 8
acessos 618
Ivone
Ouro DIVISÃO 1, Contador(a) Boa tarde!
Empresa optante pelo lucro presumido vai apurar os impostos em 2023 pelo regime de caixa. Onde informar essa opção para receita federal?
Karine Souza
Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal Boa tarde,
Informará na primeira DCTF
Ivone
Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)Obrigada Karine!
Diego Jardim Silva
Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) ContabilidadeEm 2024, quando você for transmitir a ECF referente ao ano-calendário de 2023, também deverá reforçar esta opção.
Felipe
Ouro DIVISÃO 1, Contador(a) Bom dia,
Estou com a mesma dúvida.
Na DCTF a opção que consta para marcar o regime de caixa é:
" Critérios de Reconhecimento das Variações Monetárias dos Direitos de Crédito e das Obrigações do Contribuinte, em Função da taxa de Câmbio."
Me parece que essa opção seria relacionado a operações de câmbio.
Seria essa opção mesmo?
Diego Jardim Silva
Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade Dei uma olhada nas instruções de preenchimento da DCTF 3.6, e verifiquei que, de fato, a opção pelo regime de competência ou caixa se trata apenas da variação cambial.
Mas na ECF, de fato é preciso informar.
E acho interessante confirmar no layout da EFD contribuições, se existe esta informação.
Ivone
Ouro DIVISÃO 1, Contador(a) Bom dia Alexandre!
Tem outro grupo? Não consegui entrar.
Alex Silva
Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade Olá Colegas, tudo bem?
Estou com uma dúvida que diz respeito a DCTF de janeiro!
Temos que preencher o campo "Critérios de reconhecimento das variações monetárias dos direitos de crédito e das obrigações do contribuinte, em função da taxa de câmbio" correto? A minha dúvida é:
1 - Eu tenho que preencher esse campo para informar a RFB em qual regime será apurado os impostos, nesse caso, Caixa ou Competência? ou,
2 - Esse campo diz respeito exclusivamente a empresas que tenham o seu resultado afetado por conta da taxa de câmbio?
Sabendo que no meu caso é uma clínica médica e não tem relação com taxa de câmbio.
Agradecido,
Alex Silva.
Marco Antônio Moraes Silva
Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade Alex,
Refere-se exclusivamente a operações de câmbio.
No caso de sua clinica poderá utilizar "Não se aplica". Lembrando de informar todos os meses essa opção, conforme manual de ajuda da DCTF:
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.