x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 454

SERO - ME AJUDEM, INEXPERIENTE

ANA PAULA ALVES NETO VIEIRA

Ana Paula Alves Neto Vieira

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 14 fevereiro 2023 | 11:02

Olá, bom dia !
Sou dona de uma obra e estou aprendendo sobre CNO e SERO para uma obra que está iniciando.
Descobri na internet o calculo aproximado do Imposto mas tenho dúvida.
No simulador  vi que o valor a pagar, usando concreto usinado, é _+3800,00.  Não vinculei nenhum INSS pago.
A empreiteira cobra 16% a mais para emitir nota e vincular o INSS a minha CNO.
Vejam se estou pensando corretamente:  se o valor da mão de obra ficar em 100.000,00 eu teira que pagar 16 mil a mais.
Não acho que vale a pena, pois meu imposto sem vincular INSS está em 3.800,00. Concordam? Me respondam por favor.

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Terça-Feira | 21 fevereiro 2023 | 13:33

Oi, Ana Paula!

Pra te ajudar, primeiramente, preciso que responda alguns questionamentos:

1) Qual o tamanho da obra?
2) Qual a destinação da obra (residencial, comércio, galpão? Pegue a informação com base no alvará de construção)
3) Qual a data de inicio da obra, e, se já tiver concluído, qual o final?
4) Qual o Estado em que a obra está sendo executada?

essas informações são pra gente poder calcular o INSS e verificar se seu cálculo está correto. A questão do concreto usinado, é que a depender do estado, você pode utilizar até 5% do valor da remuneração devida como abatimento, o desconto é irrisório, quase não faz diferença.

Outro ponto, você citou uma empreiteira. Sejamos sinceros, eles cobrarem a mais por uma obrigação que já existe pra eles, é um relaxo sem tamanho.
Toda empresa de construção, quando contratada para prestar serviços de construção, que tenha mão de obra empregada, é uma obrigação que ela faça a alocação no respectivo CNO, cabendo até denuncia junto aos órgãos legais a não prática deste ato.

Outro fator, que eu inclusive orientei um cliente meu, foi o de reter o pagamento até a devida apresentação dos comprovantes de alocação dos funcionários, ficha de registro de empregados e tudo mais, até porque, numa fiscalização trabalhista, se não tiver tudo isso certinho é um problema sem tamanho.

é um direito seu, como contratante do serviço, exigir que eles façam a alocação. Agora, respondendo ao seu questionamento, se de fato, seu custo for de 3800 e tiver que desembolsar 16 mil pra zerar o imposto ou aproveitar parcialmente, não vale a pena.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.