FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
RENDIMENTO DO EXTERIOR - IMPOSTO DE RENDA
Eliana de Oliveira
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Tributário
há 2 anos Segunda-Feira | 13 março 2023 | 16:02
Pessoal, boa tarde!
Pergunta bem leiga mesmo..... Um de meus clientes está prestando serviços para uma empresa do exterior, e vai receber a quantia de 30 mil reais sobre esse serviço.
Sabemos que o imposto sobre esse valor tem que ser recolhido via carne-leão, que está dando em torno de R$ 7.380,00 de imposto pra recolher (alíquota 27,5%). Porém, jogando esse rendimento na declaração de ajuste anual está dando apenas R$ 536,00 de imposto. Eu queria saber o porque dessa diferença, alguém poderia me dar uma luz? Pq mesmo que seja só simulação era pra estar dando +/- o mesmo valor, não seria isso?!
Thiago Prado
Prata DIVISÃO 2
há 2 anos Quarta-Feira | 15 março 2023 | 09:11
Bom dia!
Numa situação, você declara que recebeu 30 mil num período de 01 mês. Na outra, o período é de 12 meses.
A tabela mensal e anual do IR são diferentes, por isso a diferença no valor a recolher.
João H Jr
Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 15 março 2023 | 09:34
Eliana,
Apenas complementando a explanação do colega Thiago, quando o seu cliente apresentar a DIRPF em 2024, os rendimentos recebidos, tanto o mencionado, como outros, serão tributados pela tabela anual, compensando-se o imposto pago neste ano através do carnê-leão, o que poderá levar a restituição de eventual valor pago à maior.