x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 94

RENDIMENTO DO EXTERIOR - IMPOSTO DE RENDA

ELIANA DE OLIVEIRA

Eliana de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Tributário
há 1 ano Segunda-Feira | 13 março 2023 | 16:02


Pessoal, boa tarde!
 
Pergunta bem leiga mesmo..... Um de meus clientes está prestando serviços para uma empresa do exterior, e vai receber a quantia de 30 mil reais sobre esse serviço.

Sabemos que o imposto sobre esse valor tem que ser recolhido via carne-leão, que está dando em torno de R$ 7.380,00 de imposto pra recolher (alíquota 27,5%). Porém, jogando esse rendimento na declaração de ajuste anual está dando apenas R$ 536,00 de imposto. Eu queria saber o porque dessa diferença, alguém poderia me dar uma luz? Pq mesmo que seja só simulação era pra estar dando +/- o mesmo valor, não seria isso?!


Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 1 ano Quarta-Feira | 15 março 2023 | 09:11

Bom dia!

Numa situação, você declara que recebeu 30 mil num período de 01 mês.  Na outra, o período é de 12 meses.

A tabela mensal e anual do IR são diferentes, por isso a diferença no valor a recolher. 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Quarta-Feira | 15 março 2023 | 09:34

Eliana,
Apenas complementando a explanação do colega Thiago, quando o seu cliente apresentar a DIRPF em 2024, os rendimentos recebidos, tanto o mencionado, como outros, serão tributados pela tabela anual, compensando-se o imposto pago neste ano através do carnê-leão, o que poderá levar a restituição de eventual valor pago à maior.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.