Thayná Aparecida Cunha Brandão
Bronze DIVISÃO 4 , ControllerBom dia colegas!
Estou passando por uma situação com um cliente, mas procurei em diversos canais e não achei nada parecido. A situação é a seguinte:
Meu cliente teve diversos PGDAS retificados em pleno domingo 12/02 em torno das 23h (período de 2018 à 2022) onde foram alterados as tributações de PIS e COFINS para monofásico e uns ICMS para ST. Essas retificações acusaram créditos de impostos para a maioria das competências retificadas, somente o ano de 2019 que acusou imposto a pagar.
Não tínhamos conhecimento dessas retificações, só ficamos sabendo cerca de 20/25 dias depois quando chegou mais de 50 notificações na caixa postal do e-CAC. E daí começamos a averiguar o que havia acontecido, foi quando vi a matéria sobre a autorregularização de tributação monofásica (fraude da RFB com prejuízo milionário).
No dia que chegou todas essas mensagens, que foi em 08/03, fizemos consultas, vestimos o FBI e caímos de cabeça pra entender o que aconteceu antes mesmo de começar as retificações das retificações para os valores originais apurados. E enquanto estávamos fazendo todas essas averiguações exatamente no ano de 2019 que estava dando imposto a pagar foram feitas novas retificações voltando para os valores originais. Com receio de fraudes revogamos certificado digital do cliente, certificado digital da contabilidade e fizemos novos para fazer as retificações corretas, que aconteceram em 09/03.
Após isso não houveram mais retificações, mas a situação fiscal do meu cliente está com débito de 2018 à 2022 referente as retificações que não há débitos a gerar.
Amigos, alguém passou por isso? Sabe se foi algo automático da RFB? Estou perdida, e todo dia a cliente manda uma mensagem nova, fuçando em alguma coisa tentando ser FBI em algo que ela não entende.
Obrigada.