
Guilherme Ferreira Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)respostas 1
acessos 242
Guilherme Ferreira Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Jose Carlos
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente FiscalPara a prestação de serviços para órgãos públicos, as alíquotas de presunção são de 8% para o IRPJ e 12% para a CSLL, conforme previsto no artigo 15 da Lei 9.249/95. Essas alíquotas incidem sobre a receita bruta auferida com a prestação de serviços para órgãos públicos.
Já para a prestação de serviços para empresas privadas, as alíquotas de presunção são de 32% para o IRPJ e 32% para a CSLL, conforme previsto no artigo 12 do mesmo diploma legal. Essas alíquotas incidem sobre o valor da receita bruta auferida com a prestação de serviços para empresas privadas.
É importante ressaltar que essas alíquotas de presunção são aplicáveis somente se a empresa estiver enquadrada no regime de tributação do Lucro Presumido. Caso a empresa esteja enquadrada no Simples Nacional ou no Lucro Real, as alíquotas de IRPJ e CSLL serão calculadas de outra forma, seguindo as regras específicas de cada regime.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade