Vinicius
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Saudações!
Gostaria da opinião dos colegas a respeito da situação abaixo (é meu primeiro cliente e minha experiência é na contabilidade do terceiro setor).
Exemplo: A empresa é tributada pelo lucro presumido em regime de caixa e presta um serviço no valor de $ 100,00, em 10 de janeiro. O pagamento pelo serviço ocorre por meio do cartão de crédito, que por sua vez tem uma taxa de $ 5, compensado em conta corrente após 30 dias. Passados os 30 dias, a empresa recebe $ 95 e emite uma nota fiscal no fim do mês de recebimento no mesmo valor.
A princípio, entendo que a nota fiscal deveria ter sido emitida em 10 de janeiro no valor de $ 100 e os $ 5 são custo operacional. O ISS deveria ser pago em fevereiro, conforme regime de competência, e a tributação federal paga em março, conforme regime de caixa, porém também contabilizada pelo regime de competência sob o faturamento de $ 100 e não $ 95.
Esse entendimento está correto?
Se sim, pensei nos lançamentos abaixo:
10 de janeiro - Reconhecimento da receita e tributos envolvidos:
Clientes
a Serviços prestados (Resultado)
$ 100
ISS (Resultado)
a ISS a recolher
$ 3
Pis (Resultado)
a Pis diferido
$ 0,65
Cofins (Resultado)
a Cofins diferido
$ 3
10 de fevereiro - Recebimento, reconhecimento de despesa da taxa da máquina de cartões, reconhecimento da obrigação federal devido ao regime de caixa e pagamento do tributo municipal:
Banco
a Clientes
$ 95
Taxas (Resultado)
a Clientes
$ 5
Pis diferido
a Pis a recolher
$ 0,65
Cofins diferido
a Cofins a recolher
$ 3
ISS a recolher
a Banco
$ 3
25 de março - Pagamento dos tributos federais:
Pis a recolher
a Banco
$ 0,65
Cofins a recolher
a Banco$ 3
Estão corretos?
Muito obrigado pela atenção desde já!