x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 4.215

DCTF - entidades Imunes/Isentas

João Santana

João Santana

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 00:46

Pessoal,

esse é o meu primeiro post no forum e, antes de mais nada, agradeço a atenção de todos que se propuserem a me ajudar.

Faço a contabilidade da minha rua, que é uma associação de moradores sem fins lucrativos (entidade imunde/isenta) e tenho algumas dúvidas.

1) Só há um serviço tomado pela associação, pelo qual retenho IR e Pis/Cofins todo mês. Sou obrigado a declarar a DCTF mensal ? O que signfica o "débitos a declarar" relativo a desobrigatoriedade de envio da DCTF mensal ?

2) Posso enviar a DCTF mensal mesmo sem ter o certificado digital ?

Desculpem pelo nível das mensagens, mas sou leigo quando o assunto é "tributos federais".

Abs a todos !

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 08:04

Bom dia João,

O termo "sem débitos a declarar" significa que a Entidade não tem nenhum imposto ou contribuição a pagar naquele mês, ou seja, se ela tiver imposto a pagar, naturalmente terá um débito a declarar.

Se você retem Imposto de Renda, tem um débito (de imposto de Renda) a declarar e a ser pago, logo está obrigado a entrega da DCTF referente aquele mês.

Para entrega das DCTF referentes ao mês de Maio/2010 e posteriores, é obrigatório o uso de Certificado Digital válido. Sem o mesmo a Receita Federal não recepciona o arquivo.

Cabe lembrar que o prazo para entrega é o décimo quinto dia útil do segundo mês subsquente ao do fato gerador. Assim o prazo para entrega da DCTF do mês de Maio será o dia 21/07/2010

Se persistirem dúvidas, torne a entrar em contato.

...

João Santana

João Santana

há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 09:08

Obrigado pela ajuda, Saulo.