x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 562

EXCLUSÃO DO SIMPLES

BIANCA MACHADO MÉDICE

Bianca Machado Médice

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 20 junho 2023 | 16:51

Boa tarde pessoal,
A empresa em que eu comecei a trabalhar recentemente excluiu um cliente do simples nacional por opção, porque já sabia que ela ia ultrapassar o limite durante o ano.
Foi tudo mudado no nosso sistema e  esta pagando os impostos todos em cima de presumido, desde janeiro/2023.
Mas quando tiraram a empresa do simples espontaneamente, sem ser excluída, não fizeram a opção de exclusão no site do simples
Ai agora percebi que esta dando pendencia na receita federal por falta de declaração de pgdas e então fui olhar e ela é optante pelo simples ainda.
Acredito que o correto pra arrumar, teria que declarar o simples dela, ela pagar as guias do simples e entrar com processo pra receita devolver o valor que ela ja pagou de pis/cofins/irpj/csll. Porém vai ser um valor bem alto e até a receita fazer a devolução desse valor que ja foi pago vai demorar.
Alguém sabe outra solução que poderia me ajudar?
Desde já agradeço!

Jose Carlos de Barros

Jose Carlos de Barros

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 20 junho 2023 | 17:23

Bianca Machado Médice boa tare.

Se realmente a opção da empresa é pela exclusão, retroage no período que deveria ser feito a exclusão e escolhe umas opções.
O sistema vai te mostrando as datas do efeito da exclusão e veja uma que se enquadra na sua situação.
O que pode acontecer seria uma notificação por parte da receita por exclusão fora do prazo.
Mas resolveria sua situação, pois se fizer da forma que você cita, terá que fazer o recolhimentos das DAS com multa e juros e ainda pedir restituição dos valores recolhidos de Pis, Cofins, IRPJ e CSLL.

glaucia gorete nascimento

Glaucia Gorete Nascimento

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 1 ano Quinta-Feira | 13 julho 2023 | 11:29

Colegas, bom dia
gostaria de saber se podem me ajudar com a seguinte situação:
não fiz  a exclusão do simples de uma empresa, cujo faturamento ultrapassou o limite de R$ 4.800.000,00.
agora esta sendo cobrado PGDAS, mas não consigo fazer, pois quando lanço o faturamento, o sistema não permite que eu faça e indica que ultrapassou pelo limite.
não consigo tambem fazer a exclusao com data de 31/12/2022, e fazendo com data de 01/01/2023, só vale para 2024.
como faço essa exclusão ?

glaucia gorete nascimento

Glaucia Gorete Nascimento

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 1 ano Quinta-Feira | 13 julho 2023 | 11:30

Colegas, bom dia
gostaria de saber se podem me ajudar com a seguinte situação:
não fiz  a exclusão do simples de uma empresa, cujo faturamento ultrapassou o limite de R$ 4.800.000,00.
agora esta sendo cobrado PGDAS, mas não consigo fazer, pois quando lanço o faturamento, o sistema não permite que eu faça e indica que ultrapassou pelo limite.
não consigo tambem fazer a exclusao com data de 31/12/2022, e fazendo com data de 01/01/2023, só vale para 2024.
como faço essa exclusão ?

BIANCA MACHADO MÉDICE

Bianca Machado Médice

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 1 ano Quinta-Feira | 20 julho 2023 | 16:40

Boa tarde Gláucia, Tudo bem?

Eu fiz conforme o José me orientou. Fui tentando todas as opções até achar um que me permitia fazer essa exclusão retroativa. Consegui fazer e as pendencias de PGDAS saíram, agora eu estou acompanhando para ver se vai sair alguma multa por isso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: