Dante Pere
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico InformáticaOlá, tudo bom pessoal? Veja se alguém pode me ajudar, por favor.
Tenho uma empresa MEI, aberta no ano passado, então para o exemplo aqui irei considerar o ano 23 todo.
Sabemos que MEI pode FATURAR/VENDER (comércio) até 81 mil anual. E suas compras até 80% do faturamento, legal, até aí tudo bem.
Agora estou realizando uma IMPORTAÇÃO FORMAL, e precisarei emitir uma nota fiscal de ENTRADA da importação.
Minha dúvida é o sistema da receita irá entender que eu ao EMITIR (lembrando, eu estou EMITINDO) a nota fiscal da importação/entrada será considerada no faturamento?
Ou posso fazer normalmente a nota fiscal de entrada exemplo 10.000,00 e ainda faturar/vender 81.000,00 no ano? ou irá somar e o sistema deles entenderam que "faturei" 91.000,00 ?
Para ainda ficar mais claro, vou usar números altos para exemplificar melhor, vamos supor que eu faça uma nota de entrada importação no valor de 50.000,00 eu ainda posso vender/faturar os 81mil no ano ?
Eu preciso notificar algum orgão ou algum site algo do gênero? pois eu apenas faço a declaração anual dasmei e emito as guias mensais... Tenho receio de ao fazer a nota fiscal o sistema deles entender que estourei o limite... ou o sistema é capaz de entender de forma automática?
Ainda aproveito para perguntar para o Srs,Sras contadores se no mercado livre, ao usar o full (galpão deles) emitir uma nota de transferencia do estoque é também considerada como "faturamento" ? o sistema deles entendem que apenas estou transferindo ?
Pessoal, lembrando que sou leigo no assunto, se puderem retornar de forma mais clara para mim melhor.
Obrigado a todos, hoje domingo, bom domingo para todos e boa semana...