x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 232

COMO DECLARAR UMA DOAÇÃO EM DINHEIRO

Martín A. M. Kreidler

Martín A. M. Kreidler

Bronze DIVISÃO 2, Dentista
há 47 semanas Quinta-Feira | 20 julho 2023 | 11:05


Olá, gostaria da ajuda de vocês para saber como devo proceder.
Sou estrangeiro naturalizado Brasileiro (tenho CPF) e gostaria de saber como posso declarar no imposto de renda uma doação em dinheiro (antecipação de herança) que recebi no meu pais de origem e foi transferida para a minha  conta bancária no brasil.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 47 semanas Quinta-Feira | 20 julho 2023 | 11:20

Olá Martín

Herança é rendimento isento pelo Imposto de Renda. Deve ser declarado na linha 10 da ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.
O acréscimo na conta corrente ou valores em dinheiro devem ser declarados na ficha Bens e Direitos, linha correspondente.
No descritivo do bem, valor recebido, você específica que é antecipação de herança, como a pessoa que fez a doação não tem CPF, apenas informa que é doação de estrangeiro.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 47 semanas Quinta-Feira | 20 julho 2023 | 12:28

Martín,
Quando da abertura do prazo para a entrega da DIRPF relativa ao ano-calendário da doação, na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis, sob o código 14, você deverá informar o valor recebido. Ela é isenta do imposto de renda federal.
Atente-se, também, sobre a legislação do seu Estado, no Brasil, obriga a entrega da declaração do ITCM/D, imposto estadual incidente sobre as doações recebidas, e se for o caso, se há tributação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.