x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 74

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: Lanço os créditos de recebíveis creditados pelo Banco como Faturamento?

Bruno Marin

Bruno Marin

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Financeiro
há 1 ano Terça-Feira | 1 agosto 2023 | 12:18

Boa tarde.

Trabalho numa incorporadora e temos um contrato bancário de aproveitamento dos recebíveis/ trava bancária. Funciona da seguinte forma:

1. Os clientes, em determinado momento, deixam de pagar diretamente à incorporadora e financiam com o banco CEF o saldo devedor do apartamento adquirido.
2. O banco lança os contratos na conta da incorporadora como crédito e amortiza, aos poucos, o principal tomado para financiamento da obra via débito. Ou seja, os recebíveis passam a ficar retidos em conta e só podem ser utilizados para liquidação da dívida, sendo lançados e amortizados automaticamente pelo banco, e não mais recebidos diretamente do cliente.
3. O processo continua até o fim da obra.

A dúvida é: esses valores sofreram "descaracterização" após não serem mais recebidos diretamente pelo cliente. Eles devem entrar no Faturamento para apuração dos impostos federais? Na minha cabeça sim, pois não deixam de ser recebíveis, mas queria uma segunda opinião.

Sds,
Bruno Marin | brunomarin.com.br
facebook.com/broomarin
Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 1 ano Terça-Feira | 1 agosto 2023 | 14:07

O usual é reconhecer como recebimento quando você pode manusear esses valores. Por cláusulas resolutivas e documentação, alguns valores ficam bloqueados, e são liberados conforme medições atestadas pela financiadora. Se você reconhecer antes, estará sangrando o caixa da empresa.

Precisar de maiores informações, me contate.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: