x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 194

PERMUTA DE IMOVEIS HERDEIROS

Luiz Fernando Menon

Luiz Fernando Menon

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 29 semanas Terça-Feira | 8 agosto 2023 | 12:08

PESSOAL, BOA TARDE!
APARECEU UM CLIENTE NO ESCRITORIO COM A SEGUINTE DÚVIDA:
SÃO 3 IRMÃOS HERDEIROS DE UMA CASA(VALOR VENAL 150MIL-COMERCIAL 750MIL),TEM UMA IMOBILIARIA QUERENDO FAZER A PERMUTA DE 3 APTOS DE 250MIL, PARA DAR O VALOR COMERCIAL DO IMOVEL, GOSTARIA DE SABER SE TEM GANHO DE CAPITAL NESSA PERMUTA, COMO APURAR ISSO SEPARADAMENTE ENTRE OS HERDEIROS, ALGUEM PODERIA ME AJUDAR?OBRIGADO

Luiz Fernando Menon

Luiz Fernando Menon

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 29 semanas Terça-Feira | 8 agosto 2023 | 15:27

Márlus, boa tarde!
Mas para não ter o ganho de capital, a imobiliaria iria registrar com o valor de 750mil?Dando o valor da permuta?
O Imovel ta registrado por 150mil, provavelmente havera diferença de valor, não daria problema pelos valores que estão no cartorio registrado?
Obrigado pela ajuda!

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 29 semanas Terça-Feira | 8 agosto 2023 | 16:46

Luiz,
As operações de permuta de unidades imobiliárias sem torna e realizadas através de escritura pública de permuta, são isentas do IR sobre o ganho de capital.
O bem recebido em permuta será informado na DIRPF pelo custo de aquisição do bem entregue anteriormente declarado. Dessa forma, o ganho de capital fica diferido para quando da venda da nova unidade imobiliária, respeitada a legislação vigente na época.
O valor venal é irrelevante.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.