x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 15

acessos 6.952

CPP - Anexo IV (Autorregularização Simples Nacional)

RENATA RIBEIRO SILVA

Renata Ribeiro Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 2 anos Segunda-Feira | 4 setembro 2023 | 21:08

Nobres Colegas,

Sou nova na área e estou com dúvidas para a regularização da situação de determinado contribuinte que recebeu comunicado para
autorregularização do SN.

Segundo a Receita, o contribuinte, cuja atividade está enquadrada no Anexo IV, deixou de efetuar o recolhimento da contribuição sobre
a folha de pagamento. A empresa é individual, não tem empregados.

Efetuei o levantamento das informações, identifiquei somente recolhimentos correspondentes a retirada do pró-labore (11% - parte INSS
contribuinte individual).

Identifiquei também que o cadastro no eSocial contém erros,a classificação tributária do contribuinte está vinculada as empresas
enquadradas nos anexos I, II, III e V.

Quando o correto, seria o Anexo IV – código 02: Empresasenquadradas no regime de tributação Simples com tributação previdenciária não
substituída.

Enfim, no comunicado tem as orientações para promover a retificação: transmissão das declarações retificadoras (GFIP), mês a mês, no Programa SEFIP.

Considerando que também existemperíodos posteriores a 10/2021, devo retificar as declarações no ambiente do eSocial?

A guia GPS (código 2100) deve serpreenchida manualmente?

Desde já, agradeçoos valiosos esclarecimentos!

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 5 setembro 2023 | 08:19

Bom Dia,

Salvo engano, vc precisa retificar as declarações para anexo IV, retificar as SEFIP's e depois emitir manualmente as GPS com a diferença não recolhida e pagá-las com juros e multa.

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate - CONTADORA
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil