x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 15.315

Mudança no sistema de emissão de nota fiscal para MEI

Ana Carolina

Ana Carolina

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a) Língua Estrangeira
há 1 ano Terça-Feira | 19 setembro 2023 | 20:21

Olá,
Sou professora de idiomas e antes de 01 de setembro de 2023, eu emitia notas fiscais no código P.85.9.3-7 - Ensino de idiomas, porém após a mudança não encontro esse código no novo sistema nacional de emissão de notas. Alguém saberia me informar qual código devo utilizar agora? Seria o "08.02.01 - Instrução, treinamento, orientação pedagógica e educacional, avaliação de conhecimentos de qualquer natureza"?

Luan Batista

Luan Batista

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 21 setembro 2023 | 11:47

Ana, boa tarde.
O código 85.9.3-7 - Ensino de idiomas é o CNAE da empresa, que define a atividade econômica.
Já o código 08.02.01 - Instrução, treinamento é o código do serviço, que define o tipo de serviço.

São duas informações diferentes. Acho que há algum detalhe aí confundindo você.

Atenciosamente,
Luan Batista

Ana Carolina

Ana Carolina

Iniciante DIVISÃO 2 , Professor(a) Língua Estrangeira
há 1 ano Quarta-Feira | 27 setembro 2023 | 13:38

Eu tenho uma MEI que foi criada com as seguintes ocupações:
Ocupação Principal
Digitador(a) independente
Atividade Principal (CNAE)
8219-9/99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados
anteriormente
Ocupações Secundárias
Instrutor(a) de idiomas, independente
Atividades Secundárias (CNAE)
8593-7/00 - Ensino de idiomas

Antes da alteração para o portal nacional, eu sempre emiti as notas fiscais eletrônicas pelo site da Prefeitura de Curitiba utilizando os códigos acima.