x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 56

GERAR DAS COMPLENTAR QUANDO O LIMITE É ULTRAPASSADO ATE 20% E QUERO ENCERRAR O MEI

ARELIS SOLUÇÕES CONTABEIS

Arelis Soluções Contabeis

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 51 semanas Quarta-Feira | 20 setembro 2023 | 21:32

Boa noite!

Tenho o seguinte caso: Neste ano de 2023, ultrapassei o limite do MEI em até 20%. Fiz a comunicação e vou ser desenquadrado no próximo ano, a partir de janeiro de 2024. Acontece que, eu quero encerrar meu MEI agora em setembro 2023, e diante disso, preciso pagar o imposto complementar do limite excedido. Como eu gero essa guia?

Thiago Souza

Thiago Souza

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 51 semanas Sexta-Feira | 22 setembro 2023 | 08:43

Bom dia
Proceda com o encerramento do MEI e quando efetuar a declaração anual do MEI ela será emitida automaticamente no final. So lembrando que, provavelmente você ultrapassou o limite anual em até 20% considerando os 12 meses do ano, ou seja, 81 mil. Se você encerrá-lo no mês de setembro será considerado o limite proporcional, ou seja, R$ 60.750,00. 

R$ 60.750,00 + R$ 12.150,00: R$ 72.900,00

Ou seja, se tiver faturado acima de R$ 72.900,00 você será desenquadrado de forma retroativa.

PS: Na verdade não vi nada disso de forma prática, mas é uma teoria que faz sentido pra mim. Pense comigo, imagine que um MEI fature 81 mil em janeiro e decida fechar o Mei para não se desenquadrado. Não creio que seria considerado o faturamento anual nesse caso. 

Se algum colega tiver experenciado algo do tipo e puder expor, pois fiquei com duvida em relação a isso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.