x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 33

acessos 31.495

SPED REINF - Valores pagos a titular de microempresa

Janaina Cristov Ferrari

Janaina Cristov Ferrari

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 dias Quinta-Feira | 19 março 2026 | 17:38

Boa tarde. a RFB respondeu e novamente cita o 1001

A Tabela 01 da EFD/Reinf não prevê rendimento isento para o código de natureza do rendimento 12001.
Para que o valor seja alocado corretamente como “Valores pagos a titular ou sócio de ME ou EPP”, deve ser informado o
código de natureza do rendimento 10001 e o rendimento isento no grupo {infoPgto/rendIsento/tpIsencao} = 5.
São isentos do imposto sobre a renda na fonte e na Declaração de Ajuste Anual do beneficiário os valores efetivamente pagos
ou distribuídos ao titular ou sócio da ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados (ver “Esclarecimentos Adicionais – Rendimentos Pagos ou Distribuídos por Empresas
Optantes pelo Simples Nacional” do Mafon – Manual do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte).
Para mais informações sobre a utilização dos códigos de receita, acesse o Manual do IRRF – MAFON, disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/manuais/irrf
 
 
Atenciosamente,

Suporte PGDDirf/Demonstrativo Consolidado
Secretaria Especial daReceita Federal do Brasil

Se alguem quiser quetina-los tambem: RFOC-Suporte-Dirf-CxCorp

Janaina Cristov
JL Cristov Contabilidade
Elder Gomes Mariano

Elder Gomes Mariano

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 6 horas Quarta-Feira | 25 março 2026 | 20:23

Oculto052/" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.facebook.com

Se você teve dúvida sobre onde os lucros de ME/EPP estão aparecendo no Demonstrativo Consolidado do governo… esse vídeo é pra você.
A Receita Federal do Brasil finalmente trouxe um posicionamento técnico claro:
 Lucros distribuídos devem ser informados com natureza 12001 no R-4010
 E, automaticamente, serão alocados em “Lucros e Dividendos pagos a partir de 1996”
 Isso independe de ser ME, EPP, Lucro Presumido ou Lucro Real
Ou seja:
Não é o porte da empresa que define a linha no demonstrativo.
É a natureza de rendimento informada na EFD-Reinf.
E atenção:
O campo “Valores pagos a titular ou sócio de ME ou EPP” não é para lucros. Ele se aplica a outras hipóteses específicas de isenção — não substitui a natureza 12001.

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 49 minutos Quinta-Feira | 26 março 2026 | 02:12

Este video vai totalmente contra a Reposta que Receita está dando:

A Natureza de Rendimento 12001, equivale a linha 4.04 do Informe de Rendimentos

04. Lucro e Dividendo Apurado a partir de 1996 pago por PJ (Lucro Real, Presumido ou Arbitrado)

A RFB respondeu!!!

A Tabela 01 da EFD/Reinf não prevê rendimento isento para o código de natureza do rendimento 12001.


Para que o valor seja alocado corretamente como“Valores pagos a titular ou sócio de ME ou EPP”, deve ser informado o código de natureza do rendimento 10001 e o rendimento isento no grupo{infoPgto/rendIsento/tpIsencao} = 5.

São isentos do imposto sobre a renda na fonte e na  Declaração de Ajuste Anual do beneficiário os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados (ver “Esclarecimentos Adicionais – Rendimentos Pagos ou Distribuídos por Empresas Optantes pelo Simples Nacional” do Mafon – Manual do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte).

Para mais informações sobre a utilização dos códigos de receita, acesse o Manual do IRRF – MAFON

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade