
Matheus Alves
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa noite pessoal,
Estou com uma situação. Fiz a declaração de um motorista de aplicativo, que em 2022 deveria ter feito e recolhido o Carnê Leão de sua atividade e não o fez, sendo assim, fizemos os lançamentos mensais no aplicativo do carnê em 2023 para a entrega da DIRPF. Mas não houve pagamentos dos DARFs 0190.
Quando importei as informações do carnê, deixei informado na DIRPF esses valores como "Pagos", pois caso deixa-se informado que não houve o pagamento, o sistema estava acrescentado/aumentando o valor do imposto a pagar daquela declaração, sendo que o correto conforme pesquisei na época era que esses valores mensais fossem recolhidos com juros e multa conforme cada período de apuração.
Agora essa DIRPF caiu na malha fina, constando o não pagamento/divergências com o carnê leão. A pessoa gostaria de fazer o parcelamento desses débitos do carnê já que o IR da declaração já foi quitado.
Minha dúvida é se fiz certo ao informar esses débitos como pagos na declaração, pois agora consultando a situação fiscal dessa pessoa, não aparece esses débitos em aberto e nem mesmo opções para parcelar. Apenas no aplicativo do carnê que consta como "não pago" e consigo gerar com juros/multa.
Espero ter explanado corretamente a dúvida e desde já agradeço a atenção.