x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 2.350

Multa por atraso na entrega da DCTF de MEI desenquadrado

Norma Silva

Norma Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 17 outubro 2023 | 10:42

Cliente foi desenquadrado retroativamente do MEI em agosto de 2023 e consequentemente tive que transmitir as declarações Simples Nacional e DCTFWEB em atraso. Desde então, estou acompanhando a situação da empresa no portal e-CAC e até final de setembro apareciam multas MAED (referentes a DCTFWEB) em Débitos com Exigibilidade Suspensa - SIEF, porém agora, as multas aparecem em Débitos e Pendências. Creio que estas multas são indevidas. Correto? Se eu estiver certa, alguém poderia me auxiliar em como resolver esta situação?

Norma Silva

Norma Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 17 outubro 2023 | 19:08

Sim Luiz. porém a empresa foi desenquadrada em agosto, RETROATIVAMENTE ao mês de janeiro, neste caso entendo que as multas não são devidas. Estou errada?

Lindoneres G. Silva

Lindoneres G. Silva

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 15:11

Norma Silva, 

Não tenho o conhecimento necessário para opinar, porém, tenho o mesmo entendimento que o seu, acho estranho o empresário ser penalizado (pagar multa) por faturar além do que estava previsto. Desse modo teria que ter uma bola de cristal para não optar pelo MEI e já iniciar no Simples. Alguns podem falar em planejamento tributário, mais é difícil se falar em planejamento, onde grande parte dos MEI (não desmerecendo a categoria) tem dificuldades até para emitir nota fiscal.

ALEX VIEIRA DA SILVEIRA

Alex Vieira da Silveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista
há 22 semanas Domingo | 24 novembro 2024 | 10:53

Também não concordo com isso, Como vou declarar uma dctf se não sei? Um cliente foi desenquadrado em Julho 2023 e estou com várias dctfs para entregar, acho que poderia ser cobrado a partir do desenquadramento, ou mesmo a partir da notificação, pq muitos |MEIs nem olham, agora vem a pancada e isso na minha opinião faz com que vários retornem a irregularidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade