x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 208

IRPJ/CSLL Lucro Real Mensal

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 25 outubro 2023 | 19:04

Boa noite pessoal. Estou com uma dúvida com relação a apuração do Lalur. A apuração é feita mensalmente pelo balancete. Meu cliente pagou IRPJ e CSLL em duplicidade. Posso simplesmente adicionar esses valores no Lalur reduzindo o valor do imposto do mês seguinte, considerando esse pagamento como uma antecipação? Ou devo fazer um PERDCOMP para compensar esse valor no imposto? Como devo proceder?

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 25 outubro 2023 | 19:24

Retifique a DCTF do período em que ocorreu o pagamento duplicado informando os dois pagamentos para ficar um como crédito. Depois utilize o PER/DCOMP para solicitar a compensação dos valores pagos a mais.

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 25 outubro 2023 | 19:34

Oi Alves, boa noite. Obrigada pelo retorno. Só pra esclarecer, de acordo com sua resposta, esse valor não pode ser considerado como imposto pago antecipado, certo? Pois dessa forma não refletiria a apuração real do balancete. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade