x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 251

Retenção INSS e IRRF NFS-e autônomo

ELIANE MARTINS DA SILVA

Eliane Martins da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 3 novembro 2023 | 14:05

Boa tarde,

   Recebi uma nota fiscal de serviço de autônomo, esse rendimento sofrerá retenção de INSS e IRRF?

   O contador do autônomo informou que só é feito a retenção se tivesse sido emitido um RPA, ou seja, como foi emitido uma NFS-e não sofrerá as retenções.

    Podem confirmar se isso procede por favor?

Eliane Martins
Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 6 novembro 2023 | 11:49

Bom Dia,

Se a NF ou RPA foi mencionado o CPF, haverá retenção de INSS e IR conforme tabela pessoa física, se foi emitida NF com CNPJ o contador tem razão em dizer que não há retenção, mas é necessário verificar a atividade e o valor para checar se não se enquadra na lista de serviçõs profissionais sujeitos às retenções federais.

RIR 3000

At. te

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade