x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 193

EDU GABRIEL

Edu Gabriel

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Suporte
há 34 semanas Segunda-Feira | 27 novembro 2023 | 17:54

Estou com uma dúvida em uma questão de uma regra fiscal, no caso até onde sei e que se um item vai ter ST ou até mesmo quanto de MVA ira ter no item e diretamente ligado ao NCM, mas to com um cliente que a contabilidade está passando que dois tipos de itens um que não possui ST e um que possui iram utilizar o mesmo NCM, NCM 39232190 Na descrição do NCM traz que os produtos de embalagens de plástico pode ser de qualquer tamanho, e na definição de St indica que apenas os sacos de lixo com conteúdo igual ou inferior a 100 litros estão sujeitos a ST, então posso realmente utilizar ST nos itens de igual ou inferior a 100 e nos outros não ter ST utilizando o mesmo NCM?

Misael Almeida

Misael Almeida

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 34 semanas Quarta-Feira | 29 novembro 2023 | 08:11

Bom dia, Edu.

Não há problema em usar a mesma NCM para produtos de diferente tributação, mesmo pq, o que irá definir isso é o CEST deste produto.

Indico sempre esse site para consulta de NCM: NCM e para consulta de CEST: CEST.

Indico a leitura, também:  Convenio 72/20 e Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Resolução GECEX n° 353, de 23 de Maio de 2022
Espero que lhe ajude não só nesse problema como nos próximos, quanto a questão de NCM e CEST.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.