x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 318

Simples Nacional - Cliente não quer declarar todo o faturamento

Marcelo Rodrigues

Marcelo Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 40 semanas Segunda-Feira | 4 dezembro 2023 | 08:51

Bom dia a todos!

Comecei a prestar serviços de Contabilidade há 3 anos, e tento sempre fazer uma contabilidade completa em todo novo cliente(por escrituração, e não por livro caixa) , más, estou enfrentando uma grande dificuldade manter este foco. Alguns dos clientes desejam sempre tributar parcialmente o faturamento ocorrido, gerando uma divergência entre o valor declarado do DAS mensal e os rendimentos/vendas registrados na operadora de cartão de credito e conta bancaria.

Nestas situações, continuam fazendo uma contabilidade por escrituração, deixando claro a divergência entre os rendimentos tributados e os contabilizados?
Ou, optam por contabilidade baseada em livro caixa, considerando documentos(NFs de Entrada e Saída) compartilhados pelo cliente para registrar pagamentos e recebimentos, sem considerar a real movimentação da conta bancaria?

Vocês tem situações parecidas?
Desde já agradeço, a todos!

Alves

Alves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 40 semanas Segunda-Feira | 4 dezembro 2023 | 10:52

Olá Marcelo. Entendo que você está enfrentando um desafio em equilibrar a necessidade de realizar uma contabilidade completa com a preferência de alguns clientes por tributação parcial do faturamento. Aqui estão algumas considerações que podem ajudar na tomada de decisão:
1. Converse com seus clientes para explicar a importância da contabilidade completa, destacando os benefícios em termos de gestão financeira, análises mais precisas e conformidade legal.
2. Se os clientes insistirem em tributar parcialmente o faturamento, é crucial documentar e transparentemente comunicar as divergências entre os valores declarados no DAS e os registros contábeis completos. Isso pode ser feito por meio de relatórios claros que evidenciem as diferenças.
3. Informe aos clientes sobre os riscos legais e fiscais associados a práticas que não condizem com a realidade contábil. Isso pode ajudar a conscientizá-los sobre a importância de manter uma contabilidade fiel à movimentação real.
4. Avalie o custo-benefício de manter cada cliente e a compatibilidade de suas práticas com os padrões éticos e legais da sua empresa de contabilidade.
A integridade e a transparência na prestação de serviços contábeis são fundamentais para construir uma relação de confiança com os clientes a longo prazo.

Marcelo Rodrigues

Marcelo Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 40 semanas Segunda-Feira | 4 dezembro 2023 | 20:40

Olá, Alves!
Boa noite!

Agradeço as informações compartilhadas!

Entendo então, ser muito importante continuar focando a contabilidade completa(Com Escrituração) e deixar claro as  divergências entre as movimentações/rendimentos contabilizados(tributado e não tributado) e a tributação parcial do faturamento.

Tem alguma situação em que seja considerada uma boa pratica a adoção do Livro Caixa, e não a Escrituração Contábil?
Pois, entendo que o Livro Caixa ainda é algo muito aplicado no mercado, justificado pela baixa demanda de mão de obra do escritório.

Muito obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.