x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 153

RETIFICADORA DE DAS

Valdemir Coradini

Valdemir Coradini

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 12 dezembro 2023 | 11:42

APARECEU NO SISTEMA PRA RETIFICAR TODOS OS MESES DE NOV 2020 ATE DEZ 2021,DEVIDO A ALTERACAO QUE FORAM FEITAS JANEI A OUTUBRO EM 2020,ESSES MESES  DE NOV 2020 EM DIANTE JA ERA UMA ME, E TEVE FATURAMENTO,  E OS BOLETOS TODOS FORAM PAGOS, CERTO, ENTAO COMO GERAR UMA TRETIFICADORA COM OS MESMOS VALORES DE FATURAMENTO SEM QUE GERE OS BOLETOS NOVAMENTE ÉSSA É OUTRA DUVIDA,  NO CHAT ELES NAO SABEM FALARAM E FALARAM MAS NAO CHEGOU A RESPOSTA, ALGUE SABE ME DIZER QUAL O PROCEDIMENTO, OBRIGADO

Thiago Souza

Thiago Souza

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 12 dezembro 2023 | 11:50

Boa tarde
O que vai definir se haverá um algum valor remanescente a ser pago será a RBT12 de cada mês. Se a receita que você ja retificou foi superior ao declarado anteriormente, a aliquota efetiva do simples dos proximos meses irá subir e consequentemente irá gerar um DAS a pagar da diferença calculada sobre a nova aliquota.
Se o valor retificado foi inferior irá acontecer o inverso. A RBT12 irá cair e consequentimente você terá um valor de crédito a restituir/compensar.

Não existe maneira de não gerar uma diferença a ser paga se a RBT 12 tiver subido.

Valdemir Coradini

Valdemir Coradini

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 12 dezembro 2023 | 12:16

THIAGO A RECEITA A SER RETIFICADA NOS MESES DE NOV 2020 A DEZ 2021 SERAO AS MESMAS QUE JA FORAM ENVIADAS A RECEITAS, SÓ QUE QUANDO PEDE PRA RETIFICAR APARECE O BOLETE PRA PAGTO QUE SERIA O MESMO DO FATURAMENTO QUE FOI ENVIADO, NAO APARECE UMA DIFERENCA MENOS OU MAIS DE VALORES

Thiago Souza

Thiago Souza

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 14 dezembro 2023 | 16:59

Boa tarde, Emanoel
Se não houve a alteração de valores, por que a declaração foi retificada? So para entender melhor o seu caso.

Entendo, então nesse caso tenho duas situações que ainda podem gerar valor a pagar:
1º Houve a troca de anexos ao realizar a nova declaração? Ou seja, uma receita foi declarada no anexo I inicialmente e posteriormente foi declarada no anexo II, se isso ocorreu pode gerar valor a pagar devido a inclusão do IPI. Se for do I para o III também irá gerar valor a pagar (e talvez a compensar) devido ao ISS. Além disso, a porcentagem cobrada de IRPJ, por exemplo, é diferente em todos os anexos, ou seja, mesmo que declare o mesmo valor em todos os anexos o valor de IRPJ irá alterar assim como dos demais impostos. * Meio dificil de explicar.

2º A empresa em questão está no regime de caixa? Ou competência?
Se ela estiver em regime de caixa e antes não havia sido declarado os valores das receitas no campo Competencia também irá gerar valores a pagar. Porque?
Porque a RBT12 que define a aliquota do simples é com base nos valores da competencia declarada. Enquanto o valor a ser pago na guia mensal será calculado com base no valor declarado no campo Caixa. 
Se não havia valores no campo Competencia, a RBT12 seria errada, pois consideraria como zero naquele mes/periodo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade