Valéria Cristina Beltrami
Iniciante DIVISÃO 1 , AnalistaEstou com um problema numa declaração feita de maneiraincorreta e não sei como resolver.
No mês de setembro, atendi um cliente que desejava se formalizar. A formalização foi feitacorretamente o cliente foi embora. Porém, na sequência, atendi um outro cliente que desejava fazer a baixa da sua empresa e ao realizar o procedimento não me atentei que não havia saído da conta Gov.br anterior e que os dados do cliente ainda estavam abertos. Não prestei atenção que na realidade não fechei o MEI do cliente que desejava fechar e sim, do cliente que tinha aberto anteriormente.
Se fosse só isso, não teria problema, pois seria só abrir o MEI novamente. Acontece que na baixa do MEI fazemos a Declaração de Extinção com o valor do faturamento bruto até aquela data e o faturamento informado foi de 25 mil reais. Sendo assim, o valor superou em mais de 20% o faturamento para o período e cliente foi excluído do Simei e do Simples Nacional.
Dessa forma, não consigo fazer a retificação da declaração feita incorretamente. O erro foi percebido só agora, pois o cliente voltou para novo atendimento.
Já me orientaram a entrar no E-cac e abrir umprocesso, mas o cliente não tem e-CNPJ e não consigo gerar código de acesso, pois ele não fez DIRPF .
Qual é provável consequência dessa situação para o cliente?
Existe outra forma de corrigir esse problema?
Grata se alguém puder me ajudar.