x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.829

Auto de Infração - Lucro Presumido

Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 18:04

Boa tarde aos colegas.

Sou novato aqui, conheci o fórum a alguns dias e é minha primeira mensagem, e pra varias a situação parece ser bem complicada.

Tenho uma empresa aqui com ramo de Representação Comercial tributada pelo Lucro Presumido aberta desde 01/2006, nela ocorre que:

1º trim/2006 - não houve movimento
2º trim/2006 faturamento R$ 61.500,00 ( calculado o IRPJ pela B. de Calculo 16% )
3ºtrim/2006 faturamento R$ 132.000,00 ( calculado o IRPJ pela B. de Calculo 32% )
4º trim/2006 faturamento R$ 138.000,00 ( calculado o IRPJ pela B. de Calculo 32% )

Vale ressaltar que, nenhum desses Impostos foram recolhidos, sendo que a empresa aderiu ao Parcelamento da Lei 11941/2009, sendo feita nele a inclusão de tais débitos.
Ocorre que, cerca de 40 dias a empresa esta sendo fiscalizada pela Receita Federal,

Motivo:
- os débitos acima não constavam nas DCTFs, pois o funcionário da época simplesmente entregou as DCTFs zerada ( sem movimento ) ( OBS: foram lançados corretamente na DIPJ. ).
Assim sendo, a Receita Federal, levantou os referidos débitos, lançou os mesmos e multou a empresa em 75% dos débitos, alegando que: a) a empresa aplicou indevidamente o coeficiente de determinação do Lucro Presumido b) Insuficiencia de Declaração e Recolhimento. C) para que os débitos fossem incluídos no parcelamento da Lei 11941/2009 deveriam já estar constando na DCTF não somente na DIPJ.

Minhas dúvidas:

a) Na DIPJ ref. ao 3º e 4º trimestre, tanto o IRPJ como a CSLL foram lançadas e calculadas com BC em 32%, pode a RFB lançar a multa de 75% em cima desses trimestres ou somente do 2º trimestre no qual calculamos a BC 16%.