Carlos Oliveira
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente AdministrativoBoa tarde aos colegas.
Sou novato aqui, conheci o fórum a alguns dias e é minha primeira mensagem, e pra varias a situação parece ser bem complicada.
Tenho uma empresa aqui com ramo de Representação Comercial tributada pelo Lucro Presumido aberta desde 01/2006, nela ocorre que:
1º trim/2006 - não houve movimento
2º trim/2006 faturamento R$ 61.500,00 ( calculado o IRPJ pela B. de Calculo 16% )
3ºtrim/2006 faturamento R$ 132.000,00 ( calculado o IRPJ pela B. de Calculo 32% )
4º trim/2006 faturamento R$ 138.000,00 ( calculado o IRPJ pela B. de Calculo 32% )
Vale ressaltar que, nenhum desses Impostos foram recolhidos, sendo que a empresa aderiu ao Parcelamento da Lei 11941/2009, sendo feita nele a inclusão de tais débitos.
Ocorre que, cerca de 40 dias a empresa esta sendo fiscalizada pela Receita Federal,
Motivo:
- os débitos acima não constavam nas DCTFs, pois o funcionário da época simplesmente entregou as DCTFs zerada ( sem movimento ) ( OBS: foram lançados corretamente na DIPJ. ).
Assim sendo, a Receita Federal, levantou os referidos débitos, lançou os mesmos e multou a empresa em 75% dos débitos, alegando que: a) a empresa aplicou indevidamente o coeficiente de determinação do Lucro Presumido b) Insuficiencia de Declaração e Recolhimento. C) para que os débitos fossem incluídos no parcelamento da Lei 11941/2009 deveriam já estar constando na DCTF não somente na DIPJ.
Minhas dúvidas:
a) Na DIPJ ref. ao 3º e 4º trimestre, tanto o IRPJ como a CSLL foram lançadas e calculadas com BC em 32%, pode a RFB lançar a multa de 75% em cima desses trimestres ou somente do 2º trimestre no qual calculamos a BC 16%.
b) Podemos agora, depois da ação fiscal, retificar as DCTFs em questão no sentido que, tais débitos possam ser reconhecidos e abrangidos pelo Parcelamento da Lei 11941 ?
c) O que seria melhor nesse caso? Impugnar o referido auto, ou dirigir-se a RFB para falar pessoalmente com o fiscal responsável pela lavratura do Auto ?
Estou cheio de duvidas e gostaria muito se algum(s) colega(s) pudesse auxiliar com idéias.
Agradeço antecipadamente a atenção dos amigos
Carlos Oliveira