Pedro
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista ProgramadorSou o único titular de uma microempresa aberta em 1995, mas que nunca iniciou as atividades. A situação da empresa na JUCERJA é "Cancelada por Inatividade, sem Dissolução Regular - art.60 L.8934/94".
Sempre entreguei a declaração anual de inatividade à RF, e após a extinção desta declaração, a DCTF relativa à inatividade do mês de Janeiro de cada ano. Nunca entreguei a DCTFWeb ou quaisquer outras declarações e nunca fui notificado pela RF a respeito. Como a informação de alguns tributos foi transferida da DCTF para a DCTFWeb a partir de Janeiro/2024, entendo que o ideal seria enviar esta declaração informando a ausência de atividade em Janeiro/2024.
Tenho acesso ao portal eCAC através de conta gov.br nível prata, e alterando o perfil para responsável pela empresa, consigo acessar a seção "assinar e transmitir DCTFWeb". Ocorre que, nesta seção, aparece apenas a informação de que não há declarações, sem nenhuma opção para preencher quaisquer dados. Imagino que isso se deva por eu nunca ter realizado declarações de eSocial e EFD-Reinf, que requerem certificado digital, cuja aquisição é inviável para mim no momento.
Isto posto, há alguma maneira de preencher e enviar a DCTFWeb relativa à inatividade de Janeiro/2024 sem o certificado digital exigido por estes outros sistemas?