x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 402

Médico autônomo que recebe de PJ e PF x livro caixa

leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 1 ano Quinta-Feira | 8 fevereiro 2024 | 13:32

Prezados Colegas, boa tarde. Peço uma orientação nessa situação:Tenho uma médica autônoma que recebe de 2 fontes pagadoras PJ e possui um consultório medico, onde atende poucos pacientes no particular.
Minha dúvida seria em relação ao carnê leão e ao livro caixa.
Na declaração dela do ano anterior, foi preenchido o quadro de despesas com o consultório, porém não foi realizado o pagamento do carnê leão.
As despesas mensais superam o valor dos recibos de pessoa física.
Poderia ter sido este o motivo para o não recolhimento?
Outra dúvida, os rendimentos dela como PJ tbm são como autônoma, e o livro caixa foi utilizado para abater na declaração de IR 2023. Algum colega poderia me orientar?

Leila
Vanil Antonio Serafim

Vanil Antonio Serafim

Prata DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 11 abril 2024 | 12:27

Leila,

Boa tarde.

Antes confirme se o profissional Médico e Celetista, em sendo não cabe livro Caixa ,as despesa de Livro Caixa. Agora se ela não for Celetista , ok. sem problema.
Tenho como pratica observar esta condição para utilizar as despesas do Livro Caixa.
Boa Sorte
Vanil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade