x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 265

DIRPF2024-RFB liberará acesso ecac por código?

JORGE ROBERTO MARÇAL

Jorge Roberto Marçal

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 38 semanas Segunda-Feira | 12 fevereiro 2024 | 19:57

Colegas, será que este ano a RFB irá facilitar o trabalho dos contafores?, ou seja, liberar o acesdo ao ecac dos clientes (por código criado) para acessar aba rendimentos de PJ,  haja vista que a maioria dos clientes de dirpf não têm acesso gov.br.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 38 semanas Terça-Feira | 13 fevereiro 2024 | 10:02

Jorge Roberto Marçal, bom dia.

Tentei localizar aqui, mas não consegui. Contudo, ano passado, não lembro ao certo a data, mas bem próximo do final do ano, saiu uma notícia de que a Receita Federal não ia mais disponibilizar o acesso aos informes de rendimentos com código de acesso. Somente por Gov.BR (prata ou ouro) ou Certificação Digital.

Acho muito improvável retrocederem nesta decisão, então é bom já ir se preparando para a dificuldade de acessar esses informes. Uma sugestão: se você tem Certificado Digital, já antecipe o acesso dos clientes que você pegava os informes por meio de código de acesso e faça uma procuração deles para você dentro do eCac acessando com o Gov.BR de cada um. Desta forma, você vai ter o acesso garantido e independente, desses informes, por pelo menos os próximos 5 anos.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 38 semanas Terça-Feira | 13 fevereiro 2024 | 13:44

Boa tarde colegas!
Também estou nessa situação, atendo algumas pessoas que nem tem smartphone, aí tu imagina a dificuldade que vai ser para eles terem uma conta Gov prata ou ouro, o que dirá fazer uma procuração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.